29 maio 2010

Tarte Verde

Mea-culpa: fiz esta tarte à uns dias mas usei massa folhada pré-feita :) Felizmente o resultado final não mudou muito.
Para 4 a 6 pessoas

Ingredientes: 350 gr de Massa folhada; 3 colheres de sopa de azeite extra virgem; 1 cebola média cortada em pequenos dados; 2 dentes de alho, cortados em fatias finas; 250 gr de corações de alcachofra; 500 gr de ervilhas congeladas; 250 gr de espinafres lavados e secos; 1 pitada de noz moscada; sal; pimenta; 2 ovos batidos; sumo de 1 limão; 3 colheres de "crème fraiche" espessa, e mais um pouco para servir.

Preparação: Pré-aquecer o forno a 250ºC. Espalhar a massa folhada numa superfície com um pouco de farinha e esticar de modo a obter um disco com aproximadamente 30 cm de diâmetro. Pôr um pouco de farinha no fundo de uma forma para tartes e pousar o disco. picar com o garfo levemente, deixando uma borda de 2 centímetros. Guardar. Aquecer o azeite numa frigideira. Alourar a cebola, e acrescentar o alho, depois os corações de alcachofras cortados em 2 ou 4, as ervilhas, depois os espinafres e a noz moscada.. Comprimir os espinafres e tapar. O liquido que sai dos espinafres servirá para cozer as ervilhas. Quando os espinafres estiverem bem desfeitos, cozer mais 6 minutos sem tampa, até que o liquido esteja praticamente todo reduzido. Temperar com sal e pimenta. Retirar esta mistura do fogo, e incorporar os ovos batidos, o sumo de limão e a crème fraiche. Espalhar tudo em cima da massa reservando o bordo de 2 centímetros. Cobrir com uma folha de alumínio ou de papel sulfurizado, por causa do calor a que vai estar sujeito. Vai ao forno por 20 minutos., até que o ovo esteja cozido mas mole no centro. Pode adicionar um pouco de crème fraiche antes de servir.

2 comentários:

  1. O blog está porreiro, mas para ser mais fácil pesquisar, sugiro que coloques uma tag "vegetariano" nos pratos sem carne nem peixe.

    Ainda agora estava aqui a procurar (sabes que a minha namorada é vegetariana) e tenho de ler a receita toda para perceber se é vegetariano.

    Muito bem!! Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Bem pensado... Por acaso já estava a pensar em mudar o método das tags para uma coisa mais abrangente... Também estou a arranjar um domínio .eu gratuito. Sempre dará para um pouco mais de programação e outras utilidades no site ;)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails