20 maio 2010

Camarão? Caril? Qué isto??

E já agora que estamos numa de Camarões e de Caril, algumas informações adicionais:
 Os peixes e os frutos do mar são importantíssimas fontes de Zinco, mineral antioxidante que aumenta a mobilidade dos espermatozóides e garante a produção da testosterona. Além, é claro, de reforçar o Sistema Imunológico. Os alimentos oriundos do mar (e o sal de cozinha) são fontes de iodo, mineral que em excesso pode aumentar a manifestação da acne. O caril (ou curry) é uma especiaria de origem indiana que tem acção anti-séptica, além de proteger os neurónios contra a acção dos radicais livres. Ou seja, mais que aconselhável :D

O caril ou curry é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. É também um preparado típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.
Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas
diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril, etc.
A introdução da palavra caril na língua portuguesa remonta a 1563, data do primeiro registo escrito, tendo tido como origem a língua tâmil. Apesar da sua antiguidade, a forma caril é pouco empregada no Brasil, onde são mais populares as formas inglesa curry ou japonesa carê, respectivamente para as culinárias indiana ou japonesa. A forma inglesa curry foi adaptada da forma portuguesa caril em 1598, de acordo com registos escritos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails