20 maio 2010

Harira

Continuamos hoje com as mil e uma utilizações da batata ;)

HARIRA - Sopa condimentada da África do Norte

Sopa clássica conhecida como "harira". Esta sopa é servida frequentemente à noite, nas famílias muçulmanas, durante o Ramadão, após o jejum diário.

(para 6)
Ingredientes: 500g de batata farinhenta cortada em cubos; 1 cebola grande picada; 1,2 litro de caldo de legumes; 1 colher de café de canela; 1 colher de café de cúrcuma; 1 colher de sopa de gengibre; 1 pitada de pimenta; 2 cenouras em cubos; 2 talos de aipo, picados; 400g de tomate picado; 5 filamentos de açafrão; 400g de grão de bico; 2 colheres de sopa de coentro picado; 1 colher de sopa de sumo de limão; sal e pimenta preta; limão fatiado frito como acompanhamento.

Preparação: Numa panela grande, colocar a cebola picada com 30 cl de caldo do legumes e deixar ferver em fogo baixo por 10 minutos.
Misture a canela em massa, a cúrcuma, a pimenta, o gengibre e 2 colheres de sopa de caldo. Acrescentar depois a esta mistura, a cenoura, o aipo e o caldo de legumes que sobrar. Esperar que comece a ferver. Baixar o lume, tapar e deixar 5 minutos.
Adicione os tomates e as batatas, tapar e deixar cozinhar em fogo brando 20 minutos. Adicionar o açafrão, o grão de bico, o coentro e o sumo de limão. Tempere e sirva a sopa quente com fatias de limão frito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails