20 maio 2010

Bem... E já agora deixo a receita das folhas de lasanha frescas e pré-cozidas para puxarem pela vossa imaginação e fazerem as vossas próprias lasanhas!

Ingredientes: 220 g de farinha; 100 g de sêmola fina de trigo; 3 ovos grandes; 1 colher de café de azeite; 1 pitada de sal.

Preparação: (1) Espalhar a farinha e o sal na banca de trabalho. Fazer um buraco e pôr os ovos (partidos, e sem casca, obviamente lol). Misturar com um garfo. (2) Incorporar aos poucos a sêmola mexendo com a ponta dos dedos. (3) Recolher a farinha com uma espátula, acrescentar o azeite e trabalhar a massa com a palma da mão. Acrescentar mais farinha se for necessário. Quando a massa estiver lisa e brilhante, fazer uma bola e deixar repousar entre 30 minutos a 2 horas à temperatura ambiente, coberta com película.

Eu uso uma máquina que comprei numa loja bastante conhecida num Centro Comercial bastante conhecido na zona do porto. Basta olhar para a foto e reconhecê-la nessa loja, que começa por C, tem duas letras e acaba em A :D

Na máquina: Pegar em cerca de 60 g de massa, alisar coma palma da mão. Enfarinhá-la ligeiramente e passá-la na máquina com os rolos abertos ao máximo. Dobrar a massa em 3 e repassar na máquina até obter um rectângulo regular. Ir apertando os rolos progressivamente, dobrando sempre a massa em 2, até termos a folha de massa com 1 mm de espessura. Podem se deixar secar ao ar e conservá-las depois embaladas no fresco durante 1 ou 2 dias.

À mão: Pôr farinha na banca de trabalho e alisar a massa com um rolo, sempre do centro para o exterior. Convém fazer isto rapidamente antes que a massa seque.

Quantidades: Com 60 g de massa fresca, fazem-se folhas de lasanha com 11x40 cm, que se podem recortar conforme o prato. 60 g por pessoa são mais que suficientes para uma lasanha de 3 camadas, 80 g para 4, etc, etc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails