26 maio 2010

Alho Francês Recheado no forno com Azeite

De sabor mais suave que a cebola, o alho-francês é muito usado na culinária, sendo um ingrediente da famosa Vichyssoise. Podem também ser utilizados crus em saladas.
Para 4 pessoas; Prep: 20 minutos; Cook: 45 minutos.

Ingredientes: 4 Alhos-franceses grossos; 2 Tomates; 1 Cenoura; 100 gr de Cogumelos; 1 ramo de Aipo; 10 cl de Azeite; 150 gr de carne de Borrego picada; 15 cl de Vinho branco seco; Alguns raminhos de Tomilho; Sal; Pimenta.

Preparação: Cortar a parte branca do Alho-francês em 3 secções de 7 a 8 am. Cozer em vapor durante 15 minutos, e depois arrefecê-los em água fria. Em cada secção, criar "tubos", fazendo deslizar alguma parte interior. Esta parte que retiramos, deslizando, picar finamente. Cortar os tomates em pequenos dados, sem pele nem sementes. Descascar a cenoura, lavar os cogumelos e desfazer os raminhos de aipo. Cortar estes legumes todos em pequenos dados (menos o tomate), juntar o alho-francês picado e suá-los 5 minutos numa frigideira com 3 colheres de azeite. Numa bacia, misturar a este preparado de legumes a carne e temperar com o sal e a pimenta. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Rechear os tubos de alho-francês com o preparado de carne e legumes, dispôr num prato para ir ao forno. Regar com o resto do azeite e o vinho branco, dividir os dados de tomates também pelo prato e polvilhar com os raminhos de tomilho. Cozer no forno 30 minutos, regando com o próprio sumo.

Conselho: Acompanhar com um branco seco do "Rhône". Perfect!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails