30 agosto 2010

"Masala Paparis" com Tomate e Chili Verde

Uma característica da comida de rua indiana é a mistura de cores, temperaturas, texturas e sabores contrastantes. Este exemplo tem isso tudo, além de se poder utilizar os ingredientes de uma refeição, enquanto esta cozinha, como recheio para os Paparis. O grande segredo é comer imediatamente após ter sido confeccionado para aproveitar em pleno a mistura das ervas aromáticas, das especiarias e do próprio Paparis.

Paparis são um acepipe da cozinha goesa e da cozinha indiana. Um papari consiste numa folha fina de massa, firme e seca, frita ou assada, que pode levar uma grande variedade de especiarias. Podem ser servidos frios ou quentes, como aperitivo ou acompanhando pratos fortemente condimentados da culinária da Índia, como o caril.

Masala ou massala (em hindi: गरम मसाला, transl. Garam masala) é um termo genérico originalmente utilizado na culinária indiana para descrever a mistura de duas ou mais ervas, especiarias e aromatizantes especiais, geralmente fritos por poucos segundos em ghee (manteiga clarificada) para realçar seu aroma.

"Masala Paparis" com Tomate e Chili Verde
Para 6 pessoas aproximadamente.

Ingredientes: 2 colheres de chá de cominhos; 3 tomates; 1 cebola, bem picada; 2 jalapeños verdes frescos, sem sementes e picados (opcionalmente podem usar pimento verde); 1 colher de chá de chili em pó, picante; sumo de 2 limas (opcionalmente, 2 limões); 1 punhado de folhas de coentro; 12 Paparis (ou 24 mini-paparis); sal e pimenta preta.

Preparação: Pôr o cominho numa frigideira anti-aderente e torrar durante 2 minutos. Corte os tomates em 2, remova as sementes e corte-os em pequenos cubos. Misture os tomates com a cebola numa tigela com os jalapeños. Tempere bem com sal e pimenta. Acrescente o cominho tostado e o chili em pó, e por fim acrescente e misture bem o sumo das limas. Vire em cima das folhas de coentro e misture.
Ponha um pouco desta mistura em cima de cada Paparis e sirva imediatamente.

Definição de Paparis e Massala retiradas de http://pt.wikipedia.org bem como as duas primeiras imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails