16 agosto 2010

Consommé de Frango com Massa, Salsichas e Hortelã

Esta canja com Hortelã é normalmente servida como prato principal, acompanhada de pão e um copo de vinho verde, que casa perfeitamente com o sabor e aroma do limão e da menta. Podemos trocar a massa fresca por tagliatelle.
Para 4 pessoas; Preparação: 1 hora; Cozedura: 1 hora e 40 minutos

Ingredientes: (Para a massa) 150 gr de farinha de trigo do tipo 45; 2 ovos; 2 colheres de sopa de azeite; 1 pitada de sal; água (opcional). (Para o consomé): meio frango pronto a cozinhar (aproximadamente 1 kilo); raspas de meio limão; salsa; 2 litros de água fria; sal e pimenta preta; 60 gr de cebolas; 80 gr de cenouras cortadas em palitos; 80 gr de alho-francês cortado em aneis; 300 gr de salsichas (de preferência enchidos tradicionais, daquelas que são fermento para o colesterol, ou substituir por chouriço cortado em fatias pequenas); folhas de menta ou hortelã frescas.

Preparação: Para a massa usar a receita de tagliatelle por exemplo. Serve perfeitamente. Depois de preparada, envolver em filme transparente e deixar 1 hora ao fresco. cortar na máquina em láminas e depois em tiras de aproximadamente 1,5 cm de largura.
Lavar o frango, interior e exterior. Pôr a cozer com a raspa de limão e a salsa. Cobrir com água, temperar e deixar ferver, sem tapar. Cortar as cebolas em duas metades, sem descascá-las. Aquecer numa frigideira a face cortada, a seco, e acrescentar ao frango.. Deixar a cozer em fogo médio 1 hora e 30 minutos. Retirar e reservar. Coar o caldo para outra panela e aquecer.
retirar a carne do frango e cortar em pedaços. deitar a cenoura e o alho-francês no caldo e deixar cozer 5 minutos. Acrescentar as salsichas e cozer mais 5 minutos. Finalmente, acrescentar a carne.
Cozer à parte as massas al dente em água com sal. Escorrer e acrescentar à sopa. Temperar com as folhas de menta (ou hortelã) picadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails