02 novembro 2010

Ilha de Melão vs. Mar de Melancia

Continuo com o ágar-ágar... em cada 5 minutos surge-me uma nova ideia. Pena é não ter logística para as pôr em prática. Vou anotando num bloco para quinta-feira, lá inventar um pouco nos tempos mortos no Restaurante (isto se o Excelentíssimo Mestre/Boss/Chefe Dinis deixar)...
Para aproximadamente 6 pessoas

Ingredientes: 1 melão; 500 gr de melancia; água; 2 colheres de sopa de açúcar; ágar-ágar (ou gelatina).

Preparação: A quantidade de ágar-ágar a usar é sempre proporcional à quantidade de água que usaremos. é preciso ter isto em conta, pois não vou dar valores exactos aqui. Para servir de exemplo, eu usei 80 cl de água. Aquecer a água e entretanto desfazer o miolo do melão numa máquina de sumos ou trituradora, até ter um puré. Misturar com a água e coar, voltando a aquecer até ferver. Neste momento já tinha à volta de 1 litro de água com melão, por isso, usei uma colher de sopa de ágar-ágar (mais um bocadinho, pois gosto da minha gelatina resistente). Misturar bem o ágar-ágar na água e deixar fervilhar um pouco. Juntar também as 2 colheres de açúcar. Deitar em formas individuais e levar ao frio pelo menos 2 horas. Com a melancia, trituramos da mesma forma, coamos e levamos ao frio.
Para terminar, passamos as formas num recipiente com água quente, apenas para descolar, e retiramos a gelatina. Pousar no centro do prato, deitar um pouco do sumo da melancia e decorar.

(Receita baseada numa de Eva Arguiñano)

4 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails