13 outubro 2010

Sopa de Cogumelos

Esta é a minha proposta para o FESTIVAL DE SOPAS do blog DELÍCIAS E COMPANHIA.

Uma sopa simples mas de sabor muito vincado, como não podia deixar de ser, cogumelos. Utilizando uma selecção de cogumelos selvagens e cultivados, obtém-se um sabor explosivo em todas as colheradas. O creme de Rábano-picante, serve como pontapé de boas vindas :)

Por curiosidade, o rábano-picante, tal como a mostarda, seriam as únicas especiarias picantes na Europa, antes do uso da pimenta e do piri-piri. É usado na cozinha judaica, na preparação de molhos, e até no próprio Japão, na confecção de uma espécie de wasabi falsificado.

Para 4 pessoas; Preparação: 10 minutos; Cozedura: 45 minutos; 
Pode-se congelar por 3 meses

Ingredientes: 2 colheres de sopa de manteiga; 1 cebola, picada; 2 talos de aipo, picados; 1 dente de alho, esmagado; 450 gr de cogumelos variados, picados grosseiramente; 200 gr de batatas, descascadas e cortadas em cubos; 1 litro de caldo de vegetais; 2 colheres de sopa de salsa, picada; sal e pimenta preta; creme de rábano-picante (opcional)

Preparação: Derreter a manteiga numa panela, acrescentar a cebola, o aipo e o alho. Deixar cozinhar 3 a 4 minutos, até ficar tenro e suave.
Acrescentar a mistura de cogumelos e deixar cozinhar mais 5 a 6 minutos. Acrescentar as batas e o caldo, e deixar ferver. Reduzir o fogo e deixar a fervilhar suavemente durante 30 minutos.
Utilizar um liquidificador, ou outro tipo de mecanismo, para processar a sopa até que fique um creme macio. Polvilhar com a salsa, e temperar com o sal e a pimenta. Servir quente, e com um pouco de creme de rábano-picante, se desejarmos um efeito de arranque surpreendente :p

4 comentários:

  1. Foi difícil enviar o mail, mas ele sempre seguiu ;)

    Obrigada pela participação no Festival das Sopas com esta sopa tão bonita :)

    ResponderEliminar
  2. O prazer, acredita, foi completamente meu :)

    ResponderEliminar
  3. ola kuka venhoa qui pela primeiera vez atraves das sopas:-)
    que sopa deliciosa
    vou voltar certamente
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Volta sempre :) Ideias e sugestões são altamente apreciadas ;)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails