22 outubro 2010

Aspic de Ovos de Codorniz em Presunto de Parma

Como arranjei umas folhas de gelatina, e antes que as esqueça num canto do frigorífico, mais vale utilizá-las... Por isso, voltamos aos ASPICS...

Estes Ovos em gelatina são relativamente fáceis de fazer, servidos em cima de folhas de salada e com maionese... São mais indicados para refeições em épocas mais quentes que a actual, mas basta um pouco de imaginação para criar um ambiente mais "quente" ;)

Para 12 Aspics:

Ingredientes: Folhas de gelatina suficientes para encher os 12 ramequins ou outro recipiente/forma; 3 colheres de sopa de Xerez seco; 12 ovos de codorniz; 6 fatias de presunto de Parma; 12 folhas de coentro frescas ou salsa.

Conselho: Se não tiver formas ou ramequins relativamente pequenos, em vez de usar ovos de codorniz, que são bastante pequenos, use uns maiores, em porporção com o recipiente que usa.

Preparação: Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem, mas retire 3 colheres de sopa de água e troque por Xerez seco, para que tenha um perfume mais vincado. Deixe a gelatina no frio para solidificar um pouco (não totalmente!!!).
Pôr os ovos em água e deixar ferver. Cozer durante 1 minuto e 30 segundos e arrefecer em água fria. Assim as gemas ainda ficaram moles e a clara solidificada o suficiente.
Prepare 12 ramequins / formas. Corte o  presunto em 12 pedaços e dobre-os de maneira a que se adaptem às formas. Pouse uma folha de coentro dentro de cada forma e depois os um ovo sem casca virando depois um pouco da gelatina, enquanto ainda não solidificou completamente. Pouse depois uma fatia de presunto sobre o ovo e vire mais um pouco da gelatina para encher a forma.
Reserve as formas no frigorífico pelo menos 3 ou 4 horas, ou até a gelatina solidificar completamente. Quando for servir, passar uma faca pela parede das formas para descolar a gelatina, mergulhe as formas em água quente e agite delicadamente. Vire-as no prato e sirva decorado com salada e maionese.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails