11 outubro 2010

"Bavaroise" de Morangos

A Bavarois é uma sobremesa, geralmente feita de mousse de frutas. Pertence à família dos cremes.

Mas também é um bebida típica da gastronomia francesa.

Esta preparação, desde o seu início tem sido feita com leite, chá e licor. Era geralmente servida quente. Foram nobres franceses a serviço da família Wittelsbach, da Casa Real da Baviera, de onde vem o nome, que a introduziu no norte da França, no início de 1700. Graças ao famoso Café Procope, fundado em 1686, Francesco Procopio dei Coltelli ajudou a lançar esta bebida em Paris. Actualmente é preparada com creme de café e rum. Foi esta bebida que, no início do século XIX, deu origem ao bolo conhecido como bavarois, que na altura se designava por queijo da Baviera porque parecia um queijo fresco.



Para 4 pessoas.

Ingredientes: 500 gr de morangos; 150 gr de açúcar; 1 limão; 200 ml de natas; 4 folhas de gelatina (ou o equivalente em ágar-ágar).

Preparação: Triturar os morangos com o limão e o açúcar até obter um creme muito fino. Molhar as folhas de gelatina em água fria. Bater a nata até obter um chantilly cremoso. Aquecer um pouco do puré de morango para desfazer as folhas de gelatina. Mistura-se depois este puré ao restante e acrescenta-se as natas batidas em chantilly. Por fim, viramos o preparado em formas individuais ou de bolo. Tem de permanecer no frigorífico pelo menos 5 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails