03 setembro 2010

"Scaloppine" de Vitela com Limão

Este prato, que se pode encontrar em todos os menus de todos os restaurantes italianos e muito fácil de preparar. O Vermute branco e o sumo de limão formam um molho perfeito para esta carne delicada.

Para 4 pessoas

Ingredientes: 4 escalopes de vitela; 2 ou 3 colheres de sopa de farinha; 50 gr de manteiga; 4 colheres de sopa de azeite; 4 colheres de sopa de Vermute branco seco italiano ou um vinho branco seco; 3 colheres de sopa de sumo de limão; sal e pimenta; vários quartos de limão, raspa de limão e salsa fresca; salada para acompanhar.
 Pôr cada escalope entre 2 folhas de filme plástico transparentes e esmague-os com um rolo de massa para que fiquem finas.
Corte os escalopes em 2 ou 4. Misture sal e pimenta com a farinha e polvilhe de cada lado dos escalopes. Retire o excesso.
Derreta a manteiga em metade do azeite até que comece a estalar. Pôr metade dos escalopes a cozer em fogo médio, 2 minutos de cada lado para que fiquem levemente coloridas. Retire com uma espátula e guarde mantendo a temperatura quente. Junte o resto do azeite e coza os outros escalopes. 
Retire do fogo a frigideira e acrescente o Vermute e o sumo de limão. Misture muito bem e volte a pôr no lume. Acrescente todos os escalopes de vitela e regue com sumo de limão. enquanto cozinha, vá mexendo sempre em fogo médio até que todos os escalopes fiquem bem envoltos no molho e bem quentes. Servir com uma salada verde, acompanhada dos quartos de limão, a raspa e salsa picada.
Nota: Pode-se trocar os escalopes de vitela por peitos de frango. Se forem muito grossos, basta cortá-los a meio. Também se pode substituir por finas fatias de carne de porco, tendo o cuidado de trocar o limão por laranja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails