03 setembro 2010

Pimentos Recheados com Legumes Picantes

As especiarias indianas e o limão potencializam o recheio de beringela destes pimentos coloridos, excelentes com arroz natural e lentilhas. Podem ser acompanhados de uma salada, de pão indiano ou de uma Raita de pepino com iogurte.

Para 6 pessoas

Ingredientes: 6 pimentos grandes vermelhos ou amarelos com uma forma regular; 500 gr de batatas; 1 cebola picada; 4 ou 5 dentes de alho esmagados; 1 raiz de 2 cm de gengibre, descascada e picada; 1 ou 2 pimentos verdes frescos , sem sementes e picados; 6 colheres de sopa de azeite; 1 beringela cortada em cubos de 1 cm; 2 colheres de café de grãos de cominho; 1 colher de café de grãos de Kalonji; 1/2 colher de café de Açafrão-da-terra (Curcúma); 1 colher de café de grãos de coentro; 1 colher de café de gãos de cominho tostados; 1 ou 2 pitadas de pimenta; 3 colheres de sopa de sumo de limão; sal e pimenta fresca; 2 colheres de sopa de coentros frescos e picados.

Preparação: corte os pimentos e retire as sementes. Se for necessário, corte uma tira na base para que eles fiquem em pé.
Ponha água com sal a ferver. Acrescente-lhe os pimentos e coza-os 5 minutos. Deixe escorrer com a abertura virada para baixo.
Coza as batatas 10 a 12 minutos em água com sal até ficarem um pouco tenras. Escorra, descasque e corte em cubos de 1 cm.
Ponha a cebola, o alho, o gengibre e os pimentos verdes num mixer, com 4 colheres de sopa de água e triture tudo até obter um puré.
Aqueça 3 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande e aloure os pedaços de beringela, mexendo sempre. Retire e reserve. Acrescente 2 colheres de sopa de azeite e aloure agora as batatas em cubos. Retire e reserve também.
Se necessário acrescente mais azeite. Adicione o cominho e os grãos de kalonji. Salteie levemente e acrescente as outras especiarias. Deixe estar alguns segundos. Incorpore a puré e mais alho e deixe cozer, mexendo com uma espátula até que fique tudo mais dourado.
Na mesma frigideira acrescente as batatas e as beringelas, tempere com sal e pimenta. Acrescente 3 colheres de sopa de água e colheres de sumo de limão, deixe cozer, mexendo, até que evapore. Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Encha os pimentos com a mistura das batatas e pouse-os numa travessa com um pouco de gordura. Regue-os com um pouco de azeite e deixe cozer 30 a 35 minutos no forno, até que fiquem bem tenros. Deixe arrefecer um pouco, e regue com sumo de limão, polvilhe com o coentro fresco picado e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails