02 junho 2010

Cheesecake de Queijo, Lima e Kiwi

Pequeno-almoço parte 2... ou sobremesa... o que quiserem!
Para 12 porções.

Ingredientes: Para a base: 120 gr de bolachas integrais; 1 ovo; 2 colheres de azeite de milho ou girassol por refinar. Para o interior: 600 gr de queijo fresco; 3 colheres de mel; 4 limas; 3 colheres de agar-agar; 100 ml de água. Para a cobertura: 2 Kiwis, 2 colheres de mel, açúcar integral ou outro adoçante qualquer.

Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. Triturar as bolachas com o ovo e o azeite até obter uma pasta. Cobre-se o fundo de uma forma quadrada (com 5 cm de altura seria o ideal, e 20 por 30 de lado) e leva-se ao forno por 10 minutos. raspamos a pele das limas e extraímos o sumo. Misturamos o agar-agar com água (atenção, pode vir já preparado, o ideal é seguir as instruções da embalagem) e pomos em lume fraco 10 minutos com a raspa das limas. Retiramos esta mistura do lume, misturamos e trituramos com o queijo, com o sumo das limas e o mel. deitamos por cima da base de bolacha e vai ao frigorífico para solidificar. Para a cobertura, trituramos os Kiwis com o adoçante e reservar. Cortamos o Cheesecake em quadrados e deita-se o preparado de kiwi por cima.

Nota: A minha opção favorita, é em vez de deitar o preparado de kiwi por cima, é misturar o puré de kiwi com agar-agar dissolvido, deitar em último na forma e levar ao frio. Fica com um acabamento mais cuidado.

3 comentários:

  1. tem bom aspecto. como é que um destruidor como tu consegue contruir coisas com este aspecto :D

    ResponderEliminar
  2. Eu sou a personificação do Yin-Yang...

    Destruo naves...
    Construo sabores :)

    ResponderEliminar
  3. Isto realmente tem um aspecto espectacular. Só um brilhante arquitecto conseguia fazer um bolo tão simétrico :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails