27 junho 2011

Chutney - O que é?




Chutney é uma palavra inglesa, emprestada do Hindi, que descreve um condimento usado no sul da Ásia. Os Chutneys geralmente contêm uma especiaria e uma mistura de vegetais.
Os Chutneys podem ser húmidos ou secos. A palavra Hindi Chutney refere-se às preparações frescas e em conserva, muitas vezes, adocicadas. Pelo menos, em várias línguas indígenas do Norte da Índia, usam a palavra apenas para preparações frescas. Já em paquistanês (Pickle Acar) aplica-se a uma conserva, que muitas vezes contêm óleo, mas raramente são doces. Vinagre ou sumo de frutas cítricas podem ser também adicionados como conservantes, ou pode ser usada a fermentação através da presença de sal para criar um aroma ácido.
No passado, os chutneys eram moídos com um pilão de pedra ou um ammikkal (Tamil). Hoje em dia, liquidificadores eléctricos (I love my 16 € blender) substituem os instrumentos de pedra. Diversas especiarias são adicionadas e normalmente, numa ordem específica; a pasta molhada, portanto, é feita de refogados em óleo vegetal, geralmente Gingelly ou óleo de amendoim.

Não há limite para o número possível de chutneys, pois podem se fazer a partir de praticamente qualquer vegetal, fruto, planta ou especiaria, ou até de uma combinação entre todos. Os Chutneys dividem-se em dois grandes grupos, doces e quentes, e ambos, geralmente, contêm diversas especiarias, incluindo pimenta, mas diferem no seu sabor principal. Os tipos de chutney e suas preparações variam amplamente em todo o Paquistão e Índia.


Tipos de chutneys:

Coentro (coentro)
Mint chutney (Chutneys de coentro e hortelã são frequentemente chamados de Hari chutney, onde "Hari" é Urdu / Hindi para "verde")
Tamarind chutney (Imli chutney) (muitas vezes chamado Meethi chutney como "Meethi" em Urdu / Hindi significa "doce")
Acalmar (ou Saunth) chutney, feito com Tâmaras e gengibre
Chutney de coco
Chutney de cebola
Prune chutney
Chutney de tomate
Chilli Red chutney
Green Chilli chutney
Chutney de manga (feita a partir de manga verde crua)
Cal chutney (feito de limões verdes)
Chutney de alho, feito de alho fresco, coco e amendoim
Green tomate chutney. Receita comum em Inglaterra, com o uso de tomates verdes
Chutney de Amendoim (shengdana chutney em Marathi)
Ginger chutney, usado principalmente em gastronomia Tamil e culinária Udupi para ser comido com Dosa
Chutney de Iogurte, pode ser tão simples como mistura de iogurte, pó de pimentão vermelho e sal, comido com uma variedade de alimentos
Chutney de Tomate Cebola
Coentro Mint chutney de coco
Peased Chatni (laindy chatni em Naraghak)
Blatjang, usado na culinária sul-Africana. É um chutney doce geralmente feito com damascos.

Os Chutneys Europeus e Americanos têm um estilo muito típico, geralmente feitos a partir de frutas, vinagre e açúcar cozidos, até ter uma redução. Os aromas são sempre adicionados à mistura. Estes podem incluir o açúcar, sal, alho, tamarindo, cebola ou gengibre.

As especiarias mais comuns usadas na preparação dos Chutneys incluem feno-grego, o coentro, cominho e assa-fétida (Hing).

Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Chutney; http://pt.wikipedia.org/wiki/Chutney e http://www.wisegeek.com/what-is-chutney.htm
Fotos: http://www.sailusfood.com/2010/03/05/green-hari-chutney-for-chaat e http://foodiewife-kitchen.blogspot.com/2010/04/peach-chutney-steelhead-trout.html

7 comentários:

  1. Olá Miguel
    Amanhã vou fazer chutney de tomate : )
    Obrigada pela informação.
    Excelente post!!!
    Cristina Lebre

    ResponderEliminar
  2. Que não te aconteça como a mim. Só depois de fazer tudo é que me lembrei que tem de ficar em repouso um mês hihihihii

    ResponderEliminar
  3. O chutney é uma palavra Concani originaria do estado de Goa e também usado em Damão e Dio pela influencia Portuguesa. O Chutney pertence à cozinha Goesa e dali foi espalhado pela Índia e depois por todo o resto do mundo.

    ResponderEliminar
  4. Ola.
    Fiquei a saber o que são os dois frascos que me ofereceram no Natal.
    Só não sei como utilizar??? Com que comidas? Como?
    Se me poderem informar agradeço.
    Bons cozinhados
    Miguel Marques

    ResponderEliminar
  5. "Se me poderem informar" não. Se "me puderes" informar ;)
    Aqui as pessoas tratam-se por tu!

    Ora bem, seria importante saber que tipo de chutneys tens. Porque cada um tem o seu "objectivo", o seu uso específico. Se me puderes dizer isto posso te aconselhar melhor o uso deles.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite. Experimentei fazer há uns anos chutney de manga, não me lembro bem do resultado e muito menos da receita, só sei que fiquei decepcionado com o que fiz. Quero voltar a fazer: tem alguma receita que me aconselhe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho várias. Vai estando atento ao blog que vou publicar uma das que mais gosto ;)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails