02 junho 2011

"Pavlova" Quente (com compota de frutos silvestres)


Para 6 doses (aproximadamente)

Ingredientes: 3 claras de ovo; 320 gr de açúcar de padeiro; 125 ml de água a ferver; 300 ml de natas (às quais se adiciona um pouco de gelatina ou agar-agar);
Para a compota de frutos silvestres: 125 ml de sumo de amora ou outro fruto silvestre; 1 colher de sopa de sumo de limão; 55 gr de sacarose; 1 colher de sopa de farinha de milho; 1 colher de sopa de água; 500 gr de frutos silvestres variados, congelados.

Preparação: colocar a grelha do forno o mais baixo possível. Pré-aquecer o forno a uma temperatura moderada. Bater as claras com o açúcar de padeiro, e a água fervida durante 8 minutos (com uma misturadora eléctrica). Se for à mão, bater até formar pequenos picos quando se retira a colher.
Com um colher grande virar seis porções iguais deste preparado numa bandeja de ir ao forno, previamente forrada com papel siliconizado. Com o forno a uma temperatura média, deixar a bandeja 25 minutos, até as pavlovas terem criado uma capa dura.
Entretanto preparar a compota de frutos silvestres: Combinar o sumo de frutos silvestres, o sumo de limão e a sacarose numa panela. mexer até quase que entre em ebulição, até a sacarose ter derretido completamente. Num frasco, deitar a água e a farinha, tapar e agitar vigorosamente. Adicionar esta mistura à panela, mexer sempre até ferver e engrossar. Desligar e adicionar os frutos silvestres.
Servir as pavlovas a sair do forno, ainda quentes, decorando com a compota aquecida e as natas.
Nota: se não se servirem imediatamente, as pavlovas abatem.

1 comentário:

  1. Soberba, divinal, maravilhosa!
    Uma Pavlova irresistivel.

    Uma semana inspiradora!

    (http://saborescomtempo.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails