28 fevereiro 2013

Sopa de Tomate e Lentilhas

Por sugestão da @ladu no twitter, juntando a curiosidade que a @SandraGaspar tem tido com as lentilhas, e as dúvidas sobre pratos vegan do Vasco M., tentando recorrer à minha memória visual (tinha comido uma sopa destas à uns 2 anos), fiz ontem esta sopa de tomate e lentilhas. 
As lentilhas são sementes secas com um sabor muito forte. As mais comuns são estas as que usei, as castanhas, que depois de cozidas ficam com a forma original. As laranjas (ou vermelhas) são mais pequenas, cozem rapidamente e desfazem-se, ficando com uma cor amarelada. Ao contrário da maioria dos feijões, as lentilhas não precisam de estar de molho antes de serem cozinhadas. Uma lavagem basta, para tirar o pó. Normalmente adiciono à agua de cozimento alho, ervas variadas e especiarias. As lentilhas cruas podem ser guardadas à temperatura ambiente por um ano, e são o legume com mais proteína em proporção ao seu peso, depois da soja e do cânhamo.
Espero que gostem ;)

Nota: A receita é minha. As fotos não. Devido ao recente azar entre o chão e o meu telemóvel, não haverá fotografias por algum tempo. Fontes das fotografias aqui: [1] [2]
8 pax
[A chávena medidora é de 240 ml, 1 cup]

1 colher de sopa de azeite;
1 chávena de cebola picada;
2 dentes de alho picado;
4 chávenas de caldo de legumes;
2/3 chávena de lentilhas castanhas, lavadas;
2 cenouras picadas;
2 talos de aipo, picados;
1 folha de louro;
200 ml de polpa de tomate;
1/4 chávena de salsa, picada grosseiramente;
1 colher de sopa de tomilho fresco picado;
1 colher de sopa de endro;
1 colher de sopa de estragão fresco;
1 colher de chá de mnajerona fresca, picada;
1/2 colher de chá de pimenta preta moída no momento;
800 gr de tomate (pode ser de lata, com o suco)
Sal a gosto. 
Numa panela grossa de ferro, aquecer o azeite. Acrescentar a cebola e o alho. Cozinhar, mexendo ocasionalmente até a cebola ficar translucida (5 minutos). Acrescentar o caldo de legumes, as lentilhas, cenouras, aipo e a folha de louro. Reduzir o lume para o mínimo e deixar cozer uma hora, até os vegetais ficarem tenros.
Entretanto, misturar a polpa de tomate com os tomates e o suco. Acrescentar 1 chávena do liquido das lentilhas e misturar até ficar suave. Acrescentar o resto da sopa e mexer com calma. Temperar. Decorar cada sopa com um ramo das ervas.

3 comentários:

  1. Boa tarde,
    Agradecíamos muito se pudessem divulgar na vossa página este evento de apoio à pequena e média produção nacional.
    Nunca, como agora, foi tão importante e necessário “puxar” pelo que é nosso:
    Um Mercado Gourmet e Português

    Azeite – Patês – Queijos – Charcutaria – Vinhos e Licores – Chocolate – Compotas – Mel
    Ervas aromáticas – Biológico – Conservas – Condimentos – Pão – Doçaria – Infusões

    O Campo Pequeno vai recriar o espírito dos mercados antigos portugueses onde se podia encontrar um pouco de tudo, adaptando-o à temática Gourmet, entre os dias 8 e 10 de Março.
    Vamos voltar a reunir no mesmo espaço, o que de melhor se faz em Portugal nesta área. Todos os produtos presentes, são de origem exclusivamente portuguesa ou manufacturados no nosso país.

    Objectivos:
    - Contribuir para a divulgação, estimulo e sustentabilidade de micro actividades produtivas nacionais, de elevadíssima qualidade, que pela sua reduzida dimensão dificilmente chegam ao conhecimento do grande público. Muitas destas actividades são construídas com admirável persistência, paixão e engenho, nas mais variadas vertentes, constituindo notáveis exemplos de inovação e criatividade nacionais.
    - Sensibilizar o público para a aquisição de produtos portugueses, estimulando actividades da nossa micro economia, a preços justos e vantajosos.

    Entrada Gratuita

    Data: 8, 9 e 10 de Março (6.ª-feira a Domingo)
    Horário: 11h00 às 21h00
    Local: Arena do Campo Pequeno (espaço coberto)
    Adira ao evento no Facebook:
    http://www.facebook.com/events/497287550321649/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.

      Partilhado com muito gosto na página no Facebook do blog ;)

      https://www.facebook.com/CatanadanaCozinha

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails