
Ingredientes: Cebola, Pimentos, Cenouras, Espinafres, Alho, Molho Béchamel, Queijo ralado, massa para lasanha (de preferência das que não precisam de ser cozidas antes), Molho de Tomate, sementes de Sésamo, Azeite, sal e pimenta.
Preparação: Numa panela grande, pôr por camadas, as cebolas picadas, as cenouras em cubos, os pimentos picados, os cogumelos cortados grosseiramente. Regar com o azeite, temperar e ligar o lume, deixando estufar em lume fraco. Enquanto este estufado vai cozinhando, lavar os espinafres. Picar alho e saltear estes espinafres, cortados grosseiramente, adicionando os temperos (eu nem escaldo as folhas de espinafre, salteio-as directamente: cruas -> salteadas, sem etapas intermédias, menos nutrientes se perdem assim). Verificar e rectificar os temperos.
Para a montagem, não cozo as "folhas" de massa, mas deixo-as estar 1 ou 2 minutos dentro de água. Numa travessa de ir ao forno, deitar o molho de tomate (eu abuso neste molho, 1 cm de altura, para ao aquecer no forno ir "aromatizar" as camadas superiores da lasanha), e dispor a 1.ª camada de massa. Deitar depois por camadas nesta ordem (que no fundo é um pouco ao gosto de cada um):
Espinafres -> estufado de cogumelos -> molho béchamel -> massa de lasanha. (Eu ponho o molho béchamel em contacto com a massa, para no forno, ajudar a cozer a massa da lasanha).
Fazer as camadas que se desejar (sem exageros) e na última camada de massa que se puser, cobre-se com o molho béchamel e polvilha-se (para não dizer ABUSA-SE!!!) com o queijo ralado.
Vai ao forno até a massa ficar cozida e o queijo gratinado. Servir no prato, decorar com algum molho de tomate e com as sementes de sésamo.
Notas: concluo que toda a gente saiba fazer molho de tomate e béchamel. Se não souberem, perguntem-me ;)