15 outubro 2012

Comer antes de dormir: o Melhor e o Pior



Por mais que tenhamos estilos de vida diferentes, todos necessitamos de dormir. Todos gostamos de dormir. O pior é quando não o conseguimos. Seguindo um artigo cientifico do Russell Rosenberg, Ph.D., CEO da Fundação americana para o sono e um artigo que li em health.yahoo.net fica aqui uma lista dos potenciais alimentos ou bebidas que podem "dar ou tirar" sono:

Melhor: CEREJAS
As cerejas são dos raros produtos naturais que contém Melatonina, o químico que ajuda a regular o nosso relógio interno e melhorar a qualidade do nosso sono.

Pior: VINHO
Qualquer tipo de álcool é devastador par ao sono. como é metabolizado rapidamente, faz-nos acordar muitas vezes durante a noite. Quando estamos a dormir não nos ouvimos, mas quem está ao lado ouve: o álcool potencializa e aumenta o ressonar!!

Melhor: LEITE
Quem é que em criança nunca bebeu um copo de leite antes de ir para a cama? O leite contém o aminoacido Triptófano, percursor do químico cerebral Serotonina. Há quem diga que o Triptófano e a Serotonina ajudam a acalmar e a adormecer.

Pior: CHOCOLATE PRETO
O chocolate além de bastantes calorias, contém cafeína, especialmente o chocolate preto.

Melhor: ARROZ DE JASMIM (ou arroz thai)
O arroz de Jasmim está muito bem cotado a nível glicémico, o que significa que é lentamente digerido, soltando lentamente glucose para a corrente sanguínea.
Um estudo de 2007 do "American Journal of Clinical Nutritio"demonstrou que ingerindo 4 horas antes de dormir este arroz, reduzia o tempo de espera para adormecer em comparação com uma refeição normal. O autor do mesmo estudo defende que as refeições com grandes níveis glicémicos aumentam a produção do aminoácido Triptófano

Pior: CURRY INDIANO
Não é a comida Indiana que dá insónias. É mesmo os molhos.
Um estudo Australiano demonstrou que jovens adultos que usavam molho Tabasco e Mostarda nas suas refeições tinham mais dificuldade em adormecer e menores níveis de sono profundo.

Melhor: CEREAIS
Por norma, os hidratos de carbono não são inimigos do sono, mas também não convém exagerar e comer uma caixa inteira de bolachas antes de deitar (ou a qualquer hora).
O ideal será mesmo juntar uns cereais com leite, o chamado "dois em um".
A Quinoa, Cevada e Trigo Sarraceno, som cereais ricos em hidratos de carbono.

Pior: RED BULL
Exacto. É cafeína a nível industrial. A evitar, mesmo de manhã. Em certos metabolismos, a cafeína demora 8 horas a começar a desaparecer do organismo.

Melhor: BANANAS
Bananas contém relaxantes musculares naturais, como o Magnésio e Potássio. Além disso, contém os hidratos de carbono. Tudo perfeito para quem quer dormir mas não só. Potássio? Perfeito também para a saúde cardiovascular e funções cognitivas.

Pior: COCA-COLA e PEPSI
Além da óbvia cafeína, Estes refrigerantes (e muitos outros) têm limão, Benzoato de Sódio e outros químicos, que agravam o trato gastro-intestinal e geram refluxo de ácidos digestivos. Nada bom para quem quer dormir.

Melhor: PERU
Tal como o leite, o peru contêm Triptófano. Isto não significa que um bife de peru serve de pílula do sono, mas que ajuda, ajuda.

Pior: CAFÉ
Ok. Era de esperar, certo? Café contêm cafeína, blá blá blá...
Obviamente que todos reagimos de maneiras diferentes à cafeína, sendo o principal factor o nível de habituação.

Melhor: BATATA DOCE
Exactamente como as Bananas, as Batatas Doces são ricas em Potássio e em hidratos de carbono.

Pior: CHEESEBURGER
As quantidades astronómicas de gordura são autênticas "sleep-killers".
A gordura estimula a produção de ácidos no estômago que muitas vezes sobem até ao esófago, dando aquela sensação de azia. Além disso, e para piorar, estas comidas gordurosas relaxam a válvula que separa o estômago do esófago, o que permite mais ainda que os ácidos passeiem por sítios não desejados.
(Para ser realista, este tipo de comida não faz bem a ABSOLUTAMENTE NADA. Bem pelo contrário, é extremamente prejudicial à saúde).

Melhor: CHÁ DE VALERIANA
Vários estudos provaram que o chá de raiz de Valeriana acelera o estado de descanso e sono, aumentando a qualidade do mesmo. É um relaxante não só para dormir, mas para o dia-a-dia. Existem um número infindável de chás perfeitos para quem quer descansar, basta uma rápida pesquisa na internet.
Por vezes não são apenas as plantas que fazem um chá ser relaxante. O próprio processo de preparação já o é!

Bom descanso ;)

O meu especial agradecimento à revisão cientificóatenta da Nutricionista Ana Ribeiro (ninguém devia ler textos destes ao Sábado :)

Fontes e Fotografias: health.yahoo.net (traduzido e adaptado); themanwhoatesouthjersey.wordpress.com; vivendosaudavel.com; gastronomias.com; blog.naturalemcasa.com; nutrividaverde.blogspot.com; cozinhafacil.blogspot.com; stetoscopio.net; grings.com.br; jiplp.blogspot.com; tavernadoperegrino.blogspot.com; hipersuper.pt; br.freepik.com; portaldoagronegocio.com.br; pensetreine.blogspot.com; smashingmagazine.com; kuleuven-kulak.be

1 comentário:

  1. Muito exclarecedor. Do leite já sabia (hábito que tenho desde criança), mas dos outros não.
    Merci :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails