19 outubro 2012

Sopa fresca de Tomate-Laranja com Quenelles de Figos

 
(4 a 6 pax.)

Ingredientes:
Quenelles:
4 figos secos;
60 ml "créme fraiche";
1 c. chá de Xerez;
1 c. café de açúcar
 
Sopa:
6 tomates grandes, sem pele nem grainhas e picados grosseiramente;
2 c. sopa de azeite;
150 gr. cebola picada;
2 dentes de alho picados;
300 ml. (aprox.) de caldo de legumes;
Tomilho;
Manjericão;
120 ml de sumo de laranja;
1 c. sopa de açúcar mascavado;
Sal e pimenta.
Preparação:

Quenelles:
Ponha os figos numa panela com água a ferver, tapada, até estarem moles (10 min.). Escorra e pique-os.
Num mix ou blender, transforme em puré com os restantes ingredientes.
Forme 4 ou 6 bolos de forma ovalada com duas colheres. Reserve.

Sopa:
Pique os tomates e deixe-os a escorrer, aproveitando o sumo. Saltear a cebola no azeite até ficar transparente (5 min.) acrescentando depois os tomates e o alho, mexendo ocasionalmente até ficar tenro (5 min.).
Adicione ao sumo dos tomates o caldo de legumes até ter uma quantidade de aproximadamente 300 ml e acrescente aos tomates. Amarre o tomilho e o manjericão um ao outro, e submerse na sopa, aumentando o lume até ferver. Reduza o lume e tape. Deixe cozer 15 min.
retire as ervas e acrescente o sumo de laranja, o açúcar, pimenta e o sal.
Prove e rectifique os temperos.
Divida a sopa em 4 ou 6 tigelas. Pouse uma quenelle em cada sopa no momento de servir, quente ou fria.

(Não sei da foto... Quando encontrar actualizo)

Curiosidade: Sabia que se deve guardar os tomates fora do frigorífico, com o caule para baixo? Os tomates quando guardados em temperaturas inferiores a 13º, ficam esponjosos e perdem grande parte do seu sabor e aroma.

15 outubro 2012

Comer antes de dormir: o Melhor e o Pior



Por mais que tenhamos estilos de vida diferentes, todos necessitamos de dormir. Todos gostamos de dormir. O pior é quando não o conseguimos. Seguindo um artigo cientifico do Russell Rosenberg, Ph.D., CEO da Fundação americana para o sono e um artigo que li em health.yahoo.net fica aqui uma lista dos potenciais alimentos ou bebidas que podem "dar ou tirar" sono:

Melhor: CEREJAS
As cerejas são dos raros produtos naturais que contém Melatonina, o químico que ajuda a regular o nosso relógio interno e melhorar a qualidade do nosso sono.

Pior: VINHO
Qualquer tipo de álcool é devastador par ao sono. como é metabolizado rapidamente, faz-nos acordar muitas vezes durante a noite. Quando estamos a dormir não nos ouvimos, mas quem está ao lado ouve: o álcool potencializa e aumenta o ressonar!!

Melhor: LEITE
Quem é que em criança nunca bebeu um copo de leite antes de ir para a cama? O leite contém o aminoacido Triptófano, percursor do químico cerebral Serotonina. Há quem diga que o Triptófano e a Serotonina ajudam a acalmar e a adormecer.

Pior: CHOCOLATE PRETO
O chocolate além de bastantes calorias, contém cafeína, especialmente o chocolate preto.

Melhor: ARROZ DE JASMIM (ou arroz thai)
O arroz de Jasmim está muito bem cotado a nível glicémico, o que significa que é lentamente digerido, soltando lentamente glucose para a corrente sanguínea.
Um estudo de 2007 do "American Journal of Clinical Nutritio"demonstrou que ingerindo 4 horas antes de dormir este arroz, reduzia o tempo de espera para adormecer em comparação com uma refeição normal. O autor do mesmo estudo defende que as refeições com grandes níveis glicémicos aumentam a produção do aminoácido Triptófano

Pior: CURRY INDIANO
Não é a comida Indiana que dá insónias. É mesmo os molhos.
Um estudo Australiano demonstrou que jovens adultos que usavam molho Tabasco e Mostarda nas suas refeições tinham mais dificuldade em adormecer e menores níveis de sono profundo.

Melhor: CEREAIS
Por norma, os hidratos de carbono não são inimigos do sono, mas também não convém exagerar e comer uma caixa inteira de bolachas antes de deitar (ou a qualquer hora).
O ideal será mesmo juntar uns cereais com leite, o chamado "dois em um".
A Quinoa, Cevada e Trigo Sarraceno, som cereais ricos em hidratos de carbono.

Pior: RED BULL
Exacto. É cafeína a nível industrial. A evitar, mesmo de manhã. Em certos metabolismos, a cafeína demora 8 horas a começar a desaparecer do organismo.

Melhor: BANANAS
Bananas contém relaxantes musculares naturais, como o Magnésio e Potássio. Além disso, contém os hidratos de carbono. Tudo perfeito para quem quer dormir mas não só. Potássio? Perfeito também para a saúde cardiovascular e funções cognitivas.

Pior: COCA-COLA e PEPSI
Além da óbvia cafeína, Estes refrigerantes (e muitos outros) têm limão, Benzoato de Sódio e outros químicos, que agravam o trato gastro-intestinal e geram refluxo de ácidos digestivos. Nada bom para quem quer dormir.

Melhor: PERU
Tal como o leite, o peru contêm Triptófano. Isto não significa que um bife de peru serve de pílula do sono, mas que ajuda, ajuda.

Pior: CAFÉ
Ok. Era de esperar, certo? Café contêm cafeína, blá blá blá...
Obviamente que todos reagimos de maneiras diferentes à cafeína, sendo o principal factor o nível de habituação.

Melhor: BATATA DOCE
Exactamente como as Bananas, as Batatas Doces são ricas em Potássio e em hidratos de carbono.

Pior: CHEESEBURGER
As quantidades astronómicas de gordura são autênticas "sleep-killers".
A gordura estimula a produção de ácidos no estômago que muitas vezes sobem até ao esófago, dando aquela sensação de azia. Além disso, e para piorar, estas comidas gordurosas relaxam a válvula que separa o estômago do esófago, o que permite mais ainda que os ácidos passeiem por sítios não desejados.
(Para ser realista, este tipo de comida não faz bem a ABSOLUTAMENTE NADA. Bem pelo contrário, é extremamente prejudicial à saúde).

Melhor: CHÁ DE VALERIANA
Vários estudos provaram que o chá de raiz de Valeriana acelera o estado de descanso e sono, aumentando a qualidade do mesmo. É um relaxante não só para dormir, mas para o dia-a-dia. Existem um número infindável de chás perfeitos para quem quer descansar, basta uma rápida pesquisa na internet.
Por vezes não são apenas as plantas que fazem um chá ser relaxante. O próprio processo de preparação já o é!

Bom descanso ;)

O meu especial agradecimento à revisão cientificóatenta da Nutricionista Ana Ribeiro (ninguém devia ler textos destes ao Sábado :)

Fontes e Fotografias: health.yahoo.net (traduzido e adaptado); themanwhoatesouthjersey.wordpress.com; vivendosaudavel.com; gastronomias.com; blog.naturalemcasa.com; nutrividaverde.blogspot.com; cozinhafacil.blogspot.com; stetoscopio.net; grings.com.br; jiplp.blogspot.com; tavernadoperegrino.blogspot.com; hipersuper.pt; br.freepik.com; portaldoagronegocio.com.br; pensetreine.blogspot.com; smashingmagazine.com; kuleuven-kulak.be

08 outubro 2012

Bróculos - O que são?


O nome “bróculo” deriva da palavra latina “Brachium”, o que significa braço ou sucursal, um reflexo da sua forma ramificada caracterizada por uma cabeça compacta de ramos unificados por pequenas hastes e um caule mais espesso.

Devido às suas diferentes componentes, este legume fornece uma grande complexidade de sabores e texturas, variando de macio (os ramos) para fibroso ou crocante (as hastes e caule). A sua cor pode variar de sálvia a verde escuro ou verde púrpura, dependendo da variedade. Um dos mais populares tipos de bróculos é conhecido como “calabrese”, baptizado com o nome da província italiana da Calábria onde primeiro se originou este tipo de bróculos.
Existem outros produtos hortícolas, que embora mais raros, estão também relacionados com os bróculos, como os “broccolini”, uma mistura entre bróculos e couve, e a “flor de bróculos”, um cruzamento entre couve flor e bróculos. Os rebentos de bróculos também se tornaram muito populares recentemente, na sequência de uma investigação onde se descobriu a sua alta concentração de sulforafanos, um fitonutriente benéfico na luta contra o cancro.
Originários da Europa, os bróculos também têm seu uso na medicina, graças ao seu elevado teor de cálcio que é - dependendo da variedade e da forma de preparo dos bróculos - em média 47 mg por cada 100 gramas de flores e 51 miligramas em cada 100 gramas de folhas, o que representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite. Por isso, esse vegetal é um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes. 
Há algumas evidências preliminares que o consumo regular de brotos brócolos poderiam erradicar Helicobacter pylori.
Os bróculos são utilizados no preparo de saladas, podendo também ser utilizados em pratos como folhados e massas. Assim como a couve-flor, os bróculos também podem ser cozidos no vapor, o que ajuda a manter seus componentes nutricionais.
Bróculos e o Cancro da Mama

Uma pesquisa da Universidade de Michigan, publicada dia 1º de Maio, pode estar dando um passo para combater a origem do cancro. Hoje em dia há mais de um tratamento possível para a doença, e existe uma série de hábitos de vida que podem ajudar (embora não haja garantia) a evitá-lo. Mas essas medidas combatem o cancro em si, e não a sua causa primária: as células tronco.
A descoberta está em um composto químico existente nos bróculos, chamado de Sulforafano. A partir de experiências com células-tronco em laboratório, os cientistas descobriram que o composto mata células cancerosas e inibe imediatamente o crescimento de um tumor.
Fonte: American Chemical Society 
Pesquisas sobre o papel do extracto dos bróculos no combate ao cancro de mama já existem há oito anos, mas conheciam-se apenas a acção directa sobre a doença. Estes novos estudos sugerem que o sulforafano seria vital na prevenção do câncer, pois pode agir directamente sobre as células-tronco. São elas, segundo os cientistas, a raiz do problema, e as quimioterapias actuais não as combatem. Daí a demora e dificuldade desse tratamento.
A pesquisa foi conduzida em ratos com câncer de mama. O sulforafano injectado teve o efeito que esperavam: houve diminuição na população de células-tronco cancerosas, e as que restaram não foram capazes de gerar novos tumores.
Para que os resultados da pesquisa não ficassem restritos aos ratos, o estudo também avaliou células humanas com câncer de mama, cultivadas em laboratório, e os resultados foram semelhantes.
O método de aplicação de Sulforafano, apesar disso, ainda não foi testado em nenhum paciente. E comer bróculos, simplesmente, não supre o corpo com quantidade suficiente do composto para prevenir células cancerosas, seria preciso tomar um extracto. De qualquer modo, é um avanço para que a medicina possa conter o câncer, que ainda é responsável por 13% das mortes no mundo. [Science Daily]

Fontes: alimentacaosaudavel.org; en.wikipedia.org; pt.wikipedia.org; hypescience.com; pt.dreamstime.com


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails