02 março 2012

Óleo de Côco - O que é?




Uma destas tardes, estava eu a aparvalhar pelo twitter (as usual) quando surge a pergunta por parte da @Rach_N_Roll:

Olá (...) Já usaste óleo de côco para cozinhar? (...) Gostava de saber mais usos do mesmo.

Pois, tal e qual serviço público, os próximos posts são sobre o Óleo de Côco ;)

O óleo de coco virgem é um produto 100% natural de origem vegetal.
Solidifica-se abaixo de 25°C. É prensado a frio, não é submetido ao processo de refinamento e desodorização, sendo extraído a partir da polpa do coco fresco maduro por processos físicos, passando pelas etapas de trituração, prensagem e tripla filtração.
O óleo ou azeite de coco é um óleo vegetal conhecido também como manteiga de coco é uma substância gorda que contém cerca de 90% de ácidos saturados extraídos mediante prensagem da polpa ou cerne dos cocos (Cocos nucifera), emprega-se muito na indústria dos cosméticos (para elaboração de sabões e cremes) e também pode ver-se nas gastronomias de alguns países asiáticos.

É um alimento complementar com inúmeras propriedades benéficas para a saúde, proporcionando fortalecimento do sistema imunológico, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes.
São encontradas diversas substâncias no óleo de coco, entre elas os ácidos gordos essenciais e o glicerol, que é importante para o organismo – com ele o corpo produz ácidos gordos saturados e insaturados de acordo com suas necessidades. O óleo de coco apresenta um alto índice de ácido láurico, ácido mirístico e ácido caprílico, entre outros.

O óleo de coco virgem não é um medicamento, e sim um alimento complementar coadjuvante na prevenção de diversas doenças. Por isso, deve ser consumido diariamente para que o organismo obtenha uma reserva de ácidos gordos, presentes no óleo de coco.
Emprega-se fundamentalmente como hidratante (em forma de sabões) e actua sobre a pele como uma capa protectora ajudando a reter a humidade. Actua como um azeite suave e sedoso muito recomendado para pele irritada e inflamada e também se recomenda para aquelas pessoas que têm uma pele sensível. É um excelente condicionador para o cabelo se for aplicado em pequenas quantidades nas pontas, com o cabelo limpo, e nunca sobre o couro cabeludo, já que este produz suas próprias substâncias oleosas.
O teor de gordura saturada do óleo de coco é semelhante ao do leite humano, o que significa que ela é de fácil digestão, gerando energia rapidamente e efeito benéfico sobre o sistema imunológico.

Quando submetido a altas temperaturas, o óleo de coco virgem não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. É também considerado o mais saudável para cozinhar, não apresentando gordura trans gerada pelo processo de hidrogenação, que está presente em todos os óleos de origem vegetal.
Para cozinhar, não há nada melhor. É estável sob altas temperaturas, ajuda a manter o peso, diminui o colesterol e protege contra doenças cardiovasculares.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, adicionaram o óleo de coco virgem a bolinhos, consumidos por voluntários. O estudo mostrou que aqueles que ingeriram os bolinhos emagreceram além do esperado. Na região do abdômen, a perda de centímetros foi sete vezes maior, quando comparada ao grupo que não incluiu o óleo de coco na rotina alimentar.
A nutricionista Adriana Castro, explica que “a gordura de coco é capaz de gerar calor e queimar calorias, favorecendo a perda de peso”. O médico Guilherme Giorelli, lembra que “o óleo também é indicado para diminuir os triglicérides e o mau colesterol (LDL), aumentar o bom colesterol (HDL) e por sua característica anti-inflamatória”.

Check more here:
http://gnt.globo.com/saude/alimentacao/Oleo-de-coco-emagrece--Especialistas-respondem.shtml

Fontes:
http://gnt.globo.com/saude/alimentacao; http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki; http://www.oleodecoco.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails