31 março 2011

Salada de Salmão e Espargos

Os espargos verdes devem ser consumidos o mais rapidamente possível. O ideal seria cozinhá-los a vapor, preservando assim as vitaminas e os seus nutrientes. Existem umas panelas próprias para os cozer, umas panelas altas e finas, com um cesto, em que os espargos são cozinhados na vertical. A base assim fica mais cozida que as pontas, que são bastante mais tenras. Também se podem escaldar em água quente, ou, como é óbvio, grelhar. Mas a lei é sempre a mesma: pouco tempo!!! Como as pastas, convém ser servido "al dente"!!
Para 4 pessoas; Prep: 20 a 30 minutos; Cook: 10 minutos


Ingredientes: 4 filetes de salmão; 150 gr de rúcula; 2 embalagens de espargos verdes (aprox. 20); 1/2 ramo de manjericão; 5 colheres de sopa de azeite; 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico; sal e pimenta.

Preparação: cozer os filetes de salmão a vapor durante 5 a 6 minutos. Reserve-os num prato, com sal e pimenta, e deixe-os arrefecer. Lave e escorra os espargos. Corte a parte da base se for dura. disponha-os num prato e regue com 2 colheres de sopa de azeite. Numa frigideira quente, saltear durante 4 a 5 minutos. Misture o vinagre com o resto do azeite e acrescente duas pitadas de sal e alguma pimenta. Lave a rúcula e o manjericão e divida já pelos pratos de servir. Disponha os espargos ainda mornos por cima da rúcula e acrescente os filetes de salmão inteiros ou cortados em pedaços. Regue com a "vinaigrette". 

in "Zeste, Cuisinons Simple et Bon", n.º1, Março, Abril e Maio 2011

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails