28 setembro 2010

"Shourba Corbasi" - Sopa de Acelga com Arroz e Açafrão

Esta sopa é normalmente servida em todo o Mediterrâneo e Médio Oriente. Usando os ingredientes mais frescos (os legumes não são muito cozidos), a sopa mantém uma cor brilhante, o seu sabor, e portanto os seus nutrientes. Na Jordânia, podemos comer esta sopa em pequenos cafés no meio de mercados que vendem estes mesmos ingredientes, ou seja, os legumes apenas deram uns passos do vendedor ao consumidor. Fresquíssimo!


Para 4 a 6 pessoas

Ingredientes: 450 gr de acelgas ou espinafres; 1 litro de ´caldo de vegetais ou de galinha; azeite; 2 cebolas, picadas; 2 talos de alho-francês, lavados e cortados; 120 ml de arroz branco agulha; 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco; 2 dentes de alho, picados; 350 ml de iogurte grego; 1 pitada grande de Açafrão; sumo de 1 limão; meio punhado de folhas de menta, picadas; sal e pimenta.

Preparação: Corte os caules das acelgas em pequenos dados. Lave  e pique as folhas. Ferva o caldo numa panela.
Aqueça o óleo numa frigideira e salteie a cebola, o alho-francês e os cales das acelgas. Cozinhe em fogo médio por 4 a 5 minutos. Acrescente o arroz e deixe cozinhar, mexendo ocasionalmente por 2 minutos. Tempere. Acrescente o caldo quente e o vinagre e deixe ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhar por 12 a 15 minutos, ou até o arroz estar tenro. Vá cortando o alho. Ao iogurte grego, acrescente o açafrão e metade do sumo do limão. Prove e tempere.
Quando o arroz estiver tenro, acrescente as folhas de acelga à sopa. Deixe cozinhar 3 minutos. Retire do fogo e acrescente a mistura de iogurte, e acrescente também a menta. Verifique os temperos, acrescentando sumo de limão ou pimenta preta, conforme o gosto.. Servir quente, ou à temperatura ambiente, para apreciar melhor os sabores.

Sopa Mexicana de Flor de Abóbora

É fácil encontrar receitas da América do Sul que tenham courgette e abóbora. São deliciosas, particularmente quando são apenas levemente cozinhadas. Em Espanha, França e Itália, aparecem em todos os tipos de receitas. É fascinante perceber que no México, do outro lado do mundo, até em cafés e pequenos vendedores de rua, se encontram as mesmas receitas, usadas à centena de anos. Esta sopa fresca de Verão, com um pouco do toque típico da comida de rua Mexicana, é intensificada com um pouco de chili verde e sumo de lima. Enjoy ;)


Para 6 pessoas

Ingredientes: 700 ml de caldo de galinha; azeite; 2 jalapeño verdes ou 2 chili serrano, sem sementes e picados; 2 dentes de alho, picados; 1 cebola, picada; 2 tomates maduros; 225 gr de flores de abóbora (ou de courgette); sumo de 2 limas; sal e pimenta.

Preparação: Ferver o caldo de galinha. entretanto, numa frigideira grande aqueça o azeite. reserve alguma parte dos chilis picados para recheio da sopa e salteie o resto com o alho, durante 1 ou 2 minutos, e o aromas começarem a soltar-se. Adicione a cebola e deixe cozinhar, mexendo ocasionalmente.
Corte os tomates a meio, e retire o interior para um ralador. Depois de passar esta polpa, adicione à cebola. Retire os caules das flores de abóbora e corte grosseiramente, reservando 6 flores para decoração. Quando o tomate também estiver cozinhado, adicione as flores picadas. Cozinhe por 2 minutos até que as flores fiquem um pouco murchas. Adicione agora o caldo de galinha a ferver, tempere com sal e pimenta. Deixe ferver mais 5 minutos.
Enquanto a sopa ferve, aqueça uma frigideira pequena com um pouco de azeite. Cozinhe as restantes flores de abóbora até ficarem murchas e algumas partes de cor acastanhada. Tempere com sal e pimenta e adicione os chili reservado no início. Retire do lume e reserve.
Usando uma picadora, ou varinha ou liquidificadora, passe a sopa até que fique macia. adicione o sumo de limão. Rectifique os temperos: O sabor a descobrir terá de ser uma mistura entre entre o doce da cebola, a galinha, os chilis verdes e sal. O sumo da lima vai intensificar estes sabores todos.
Para servir, vire numa tigela e decore com uma flor de abóbora e alguns chilis verdes.

23 setembro 2010

Tarte "Tatin" de Tomates e "Mozzarella"


A tarte Tatin (lê-se "tatan") é uma torta de frutas típica francesa, inventada pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin.

Consiste em uma torta normal de fruta, com a particularidade especial de ser confeccionada ao contrário, ou seja: na forma, colocam-se as frutas e por cima, derrama-se até cobrir, a massa. Ao desenformar a torta após cozedura no forno, esta fica com as frutas no topo.


Para 6 Pessoas; Preparação: 30 minutos; Cozedura: 25 minutos

Ingredientes: 250 gr de massa folhada; 2 latas de tomates descascados inteiros; queijo mozzarella (de búfala); 1 dente de alho; 1 ramo de manjericão; 1 colher de sopa de azeite; orégãos.

Preparação: Escorra os tomates, retire as sementes e corte em pedaços. descasque o alho, lave o manjericão e pique tudo.
Aqueça o forno a 200º C.
numa panela, salteie os tomates no azeite, acrescente o picado do alho e de manjericão, tempere com sal e pimenta. Deixe cozer em fogo vivo até que a compota que se formou esteja quase seca.
Escorra a mozzarella se necessário e corte-a em grossas lâminas.Pouse no fundo de uma forma, deite a compota de tomate e pouse por cima a massa folhada. Deixe no forno 25 minutos.
Desenforme com cuidado e polvilhe com os orégãos. Servir quente.

03 setembro 2010

"Scaloppine" de Vitela com Limão

Este prato, que se pode encontrar em todos os menus de todos os restaurantes italianos e muito fácil de preparar. O Vermute branco e o sumo de limão formam um molho perfeito para esta carne delicada.

Para 4 pessoas

Ingredientes: 4 escalopes de vitela; 2 ou 3 colheres de sopa de farinha; 50 gr de manteiga; 4 colheres de sopa de azeite; 4 colheres de sopa de Vermute branco seco italiano ou um vinho branco seco; 3 colheres de sopa de sumo de limão; sal e pimenta; vários quartos de limão, raspa de limão e salsa fresca; salada para acompanhar.
 Pôr cada escalope entre 2 folhas de filme plástico transparentes e esmague-os com um rolo de massa para que fiquem finas.
Corte os escalopes em 2 ou 4. Misture sal e pimenta com a farinha e polvilhe de cada lado dos escalopes. Retire o excesso.
Derreta a manteiga em metade do azeite até que comece a estalar. Pôr metade dos escalopes a cozer em fogo médio, 2 minutos de cada lado para que fiquem levemente coloridas. Retire com uma espátula e guarde mantendo a temperatura quente. Junte o resto do azeite e coza os outros escalopes. 
Retire do fogo a frigideira e acrescente o Vermute e o sumo de limão. Misture muito bem e volte a pôr no lume. Acrescente todos os escalopes de vitela e regue com sumo de limão. enquanto cozinha, vá mexendo sempre em fogo médio até que todos os escalopes fiquem bem envoltos no molho e bem quentes. Servir com uma salada verde, acompanhada dos quartos de limão, a raspa e salsa picada.
Nota: Pode-se trocar os escalopes de vitela por peitos de frango. Se forem muito grossos, basta cortá-los a meio. Também se pode substituir por finas fatias de carne de porco, tendo o cuidado de trocar o limão por laranja.

Pimentos Recheados com Legumes Picantes

As especiarias indianas e o limão potencializam o recheio de beringela destes pimentos coloridos, excelentes com arroz natural e lentilhas. Podem ser acompanhados de uma salada, de pão indiano ou de uma Raita de pepino com iogurte.

Para 6 pessoas

Ingredientes: 6 pimentos grandes vermelhos ou amarelos com uma forma regular; 500 gr de batatas; 1 cebola picada; 4 ou 5 dentes de alho esmagados; 1 raiz de 2 cm de gengibre, descascada e picada; 1 ou 2 pimentos verdes frescos , sem sementes e picados; 6 colheres de sopa de azeite; 1 beringela cortada em cubos de 1 cm; 2 colheres de café de grãos de cominho; 1 colher de café de grãos de Kalonji; 1/2 colher de café de Açafrão-da-terra (Curcúma); 1 colher de café de grãos de coentro; 1 colher de café de gãos de cominho tostados; 1 ou 2 pitadas de pimenta; 3 colheres de sopa de sumo de limão; sal e pimenta fresca; 2 colheres de sopa de coentros frescos e picados.

Preparação: corte os pimentos e retire as sementes. Se for necessário, corte uma tira na base para que eles fiquem em pé.
Ponha água com sal a ferver. Acrescente-lhe os pimentos e coza-os 5 minutos. Deixe escorrer com a abertura virada para baixo.
Coza as batatas 10 a 12 minutos em água com sal até ficarem um pouco tenras. Escorra, descasque e corte em cubos de 1 cm.
Ponha a cebola, o alho, o gengibre e os pimentos verdes num mixer, com 4 colheres de sopa de água e triture tudo até obter um puré.
Aqueça 3 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande e aloure os pedaços de beringela, mexendo sempre. Retire e reserve. Acrescente 2 colheres de sopa de azeite e aloure agora as batatas em cubos. Retire e reserve também.
Se necessário acrescente mais azeite. Adicione o cominho e os grãos de kalonji. Salteie levemente e acrescente as outras especiarias. Deixe estar alguns segundos. Incorpore a puré e mais alho e deixe cozer, mexendo com uma espátula até que fique tudo mais dourado.
Na mesma frigideira acrescente as batatas e as beringelas, tempere com sal e pimenta. Acrescente 3 colheres de sopa de água e colheres de sumo de limão, deixe cozer, mexendo, até que evapore. Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Encha os pimentos com a mistura das batatas e pouse-os numa travessa com um pouco de gordura. Regue-os com um pouco de azeite e deixe cozer 30 a 35 minutos no forno, até que fiquem bem tenros. Deixe arrefecer um pouco, e regue com sumo de limão, polvilhe com o coentro fresco picado e sirva.

Espadarte Frito com Molho de Limão Verde

Esta salada é um bom exemplo de como os Japoneses adoptam facilmente pratos do mundo inteiro e os transformam aos seus costumes e hábitos alimentares. O peixe fresco é finamente fatiado e frito, servido com uma salada crocante e temperada com limão.

Para 4 pessoas

Ingredientes: 1 posta de 300 gr de Espadarte, sem pele; 75 gr de Daikon ou de Nabos pretos; 2 cenouras descascadas; 1 pepino; 2 colheres de café de azeite; alguns raminhos de agrião; 1 colher de sopa de sementes de sésamo tostadas; Para o Molho: 7 colheres de sopa de molho de soja; 1 colher de café de Dashi misturado com 7 colheres de sopa de água; 2 colheres de sopa de óleo de sésamo; sumo de meio limão; raspa de meio limão verde cortado em lâminas.

Preparação: Com uma faca bem afiada, ou com um cortador de legumes, corte lâminas finas (4 cm de comprimento) de Daikon, das cenouras e do pepino. Mergulhar o Daikon e as cenouras em água gelada, escorra e guardar no frio. 
Para o molho, misture todos os ingredientes numa tigela, misture bem e guarde no frio.
Aqueça o azeite numa frigideira até que deite algum fume e passe o peixe, de cada lado, apenas por 30 segundos. mergulhe-o imediatamente na água gelada. Retire e limpe cuidadosamente com um pano ou papel e retire o máximo que conseguir do azeite.
Com uma faca corte a posta de espadarte em 2 (no comprimento) e retire lâminas de 5 milímetros cortando na sua largura.
Pôr os pedaços de peixe em semi-circulo em pratos individuais. Misture os legumes cortados, o agrião e as sementes de sésamo. Forme com a mão pequenos montículos com esta mistura e deposite-os no centro do prato. Decore com a raspa de limão. Vire o molho no prato e sirva.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails