30 julho 2010

Ovos "Bénédict"

Provem este delicioso pequeno-almoço vindo de Nova York. Podem trocar o cebolinho por salsa ou estragão picado.
Ingredientes (para 4): 4 ovos; 4 fatias de pão (qualquer tipo, à escolha do comilão); manteiga para barrar no pão; 4 fatias de presunto ou fatias grossas de fiambre cozido, cortado com a forma e tamanho das fatias de pão; cebolinho fresco; 
Para o molho: 3 gemas de ovo; 2 colheres de sopa de sumo de limão fresco; 2 pitadas de sal; 100 gr de manteiga; 2 colheres de sopa de natas; pimenta preta.

Conselho: Para fazer os ovos em bolsa (poche) o ideal será usar os ovos mais frescos, para que guardem a sua forma dentro de água.

Preparação: Para o molho, misturar as gemas de ovo, o sumo de limão e sal, e mixar durante 15 segundos. Derreter a manteiga  até que ganhe borbulhas mas sem escurecer. Com o mixer a trabalhar, deitar a manteiga num fio muito devagar. Parar o motor assim que a manteiga estiver incorporada. Pôr o molho em banho-maria. Misturar durante 2 a 3 minutos até que fique um pouco mais espessa. Acrescente as natas e tempere com pimenta. 
Leve a ferver água com sal. Parta cada ovo e deixe o deslizar para dentro da água com muito cuidado. Com uma escumadeira, envolva delicadamente as claras com a gema. Deixar cozer 3 a 4 minutos. Retirar os ovos um a um, e escorra-os em papel absorvente. Corte delicadamente as bordas dos ovos para que fique com uma forma perfeita e uniforme. Enquanto os ovos "pochent" torre levemente as fatias de pão. Barre com manteiga enquanto ainda estiverem quentes. Pouse uma fatia de fiambre por cima de cada fatia de pão. Ponha cada ovo por cima do fiambre. Vire o molho quente nos ovos. Decore com o cebolinho e sirva.

26 julho 2010

Fattoush

Um excelente prato Libanês, perfumado com ervas frescas e limão, perfeito para um buffet de verão.
Ingredientes (para 4): 1 pimento vermelho ou amarelo (ou ambos); 1 pepino grande; 4 / 5 tomates; algumas chalotas pequeníssimas; 2 colheres de sopa de salsa fresca e picada; 2 colheres de sopa de hortelã fresca e picada; 2 colheres de sopa de coentro fresco e picado; 2 dentes de alho esmagados; 5 colheres de sopa de azeite; sumo de 2 limões; sal e pimenta preta; 4 pães pita.

Preparação: Picar os pimentos, e o pepino (este sem descascar). Cortar os tomates aos cubos. Meter tudo numa saladeira. Picar as chalotas, e acrescentar ao pepino, aos tomates e aos pimentos, com a salsa, a hortelã e os coentros. Para o milho misturar o alho com o azeite e o sumo de limão. Bater bem, e temperar. Virar sobre a salada e misturar com cuidado. Grelhar os pães pita até que fiquem estaladiços e servir com a salada. Apesar de assinalar 2 colheres de sopa das ervas aromáticas, isso não impede que abusem conforme o gosto pessoal. Esta salada, em vez de ser servido o pão de fora, podemos esmagá-lo e acrescentar na forma de pequenos croutons...

Tomate - O que é?

O tomate (do náuatle tomatl) é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae). De sua família, fazem também parte as beringelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não-comestíveis.

Originário da América Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo actualmente cultivado e consumido em todo o mundo.
O tomateiro é uma planta fanerógama, angiosperma e dicotiledônea. Apesar da crença generalizada de que seja um legume, é, na realidade, um fruto, uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectivamente, após a fecundação.

O tomate é rico em licopeno e contém vitamina C.

Salmão com Pesto e Batatas

via FoodNetwork:

22 julho 2010

Algina - Demonstração por Ferran Adrian

 
Algina também conhecido como alginato é uma substância gelatinosa sem cor (incolor). É classificada como uma substância polímero do ácido manurônico. A algina comercial é um sal sódico que conjuntamente com a água forma uma solução viscosa. Sua utilização se dá na indústria têxtil e química bem como clarificante no açúcar, uso para produção de massas odontológicas, corantes para sorvetes e cosméticos.

Ela é extraída das algas marinhas pardas da classe Phaeophyta. É um colóide de natureza protídica.
 
Vídeo demonstrativo da Algina e o seu uso na cozinha molecular por Ferran Adrian.

Torta de Morangos com Chantily

Do blog mais inspirador e saboroso da galáxia:

Chuleta de Porco com molho de Melaço e Café

via FoodNetwork:

20 julho 2010

Cozinha Molecular - Spaghetti

Afinal, depois de entender o processo, revela-se bastante simples. Mais uma vez, um dos grandes potenciais do agar-agar revelado. A experimentar!!!

14 julho 2010

Wrap de Atum em Maionese e Azeitonas

Ingredientes (para 4 Wraps): 200 gr de atum em lata, escorrido; 70 gr de azeitonas verdes, sem caroço e picadas; 4 cebolas picadas; 4 colheres de sopa de maionese; 1 ramo de salsa fresco e picado; 4 folhas de alface lavadas; 4 tortilhas de trigo de 25 cm; sal e pimenta.

Preparação: Misturar o atum, a maionese, as azeitonas, as cebolas e a salsa, temperar com sal e pimenta. Aquecer uma frigideira, e cozer as tortilhas apenas 10 segundos de cada lado. Pôr as folhas de alface no centro de cada tortilha, acrescentar a mistura atum-maionese e enrolar. Cortar em fatias e servir.

12 julho 2010

Wrap de Legumes grelhados "à la" Feta

Ingredientes (para 4 Wraps): 1 cebola vermelha, cortada em 8; 1 pimento vermelho, sem sementes e cortado em 8; 1 beringela, cortada em 8; 1 courgette, cortada em 8; 4 colheres de sopa de azeite virgem; 1 dente de alho, picado; 100 gr de Feta; 2 ou 3 folhas de menta; 4 tortilhas de milho de 25 cm, se possível, aromatizadas com tomate; sal e pimenta.

Preparação: Pré-aquecer o forno a 220.ºC. Misturar os legumes, o azeite e o alho e temperar com pimenta. Meter tudo num Prato anti-aderente e cozer 15 a 20 minutos no forno, até que os legumes estejam bem cozidos. Deixar arrefecer e incorporar o Feta e a menta. Aquecer muito uma frigideira anti-aderente e pousar uma tortilha e cozer 10 segundos de cada lado. Fazer o mesmo com as restantes tortilhas. Dividir o recheio de legumes e de Feta nas tortilhas, cortar em 2 e servir imediatamente.

Rolos Chineses de Porco

Ingredientes (para 20 rolos): 115 gr de tofu; 3 colheres de sopa de azeite; 1 colher de café de alho picado muito fino; 55 gr de lombo de porco cortado em tiras; 115 gr de camarão cru, descascado e sem veias; 1 cenoura pequena cortada em pequenos fósforos; 55 gr de rebentos de bambu fresco ou em lata, lavado e escorrido (os rebentos frescos devem ser cozidos 30 minutos em água); 115 gr de couve, cortada muito fina; 55 gr de ervilhas; 1 ovo, cozido em omelete e cortado em tiras; 1 colher de café de sal; 1 colher de café de molho de soja claro; 1 colher de café de vinho de arroz (facultativo); 1 pitada de pimenta branca; 15 - 20 tortilhas de preferência com massa de arroz; molho de feijão apimentado como acompanhamento.

Preparação: Cortar o tofu em lamelas. Numa frigideira aquecer 1 colher de sopa de azeite, acrescentar o tofu, e saltear até que fique dourado. Reservar. Num Wok pré-aquecido, aquecer o restante azeite, misturar o alho e fritar até que os aromas se soltem. Acrescentar o porco e fritar 1 minuto. Acrescentar os camarões e fritar mais 1 minuto. Acrescentar progressivamente as cenouras, os rebentos de bambu, a couve, as ervilhas, o tofu, a omelete, o sal, o molho de soja,  o vinho de arroz e a pimenta branca. Saltear mais um pouco e transferir tudo para uma tigela grande.
Guarnecer as tortilhas com um pouco do molho de feijão picante e com a preparação à base de porco, enrolar muito bem, cortar em cilindros mais pequenos e servir.

Wrap - O que é?

Um WRAP, também conhecido como CHIVITO, é uma variante de Taco ou Burrito, que basicamente, consiste, num recheio de sanduíche dentro de uma tortilha de farinha, pão pita, etc... O mais usual é encontrarmos recheios de galinha, mas outros tipos de carne e camarão também podem ser utilizados. As coberturas típicas são alface picada, tomate em cubos, guacamole, cogumelos picados, bacon, cebola frita, queijo cheddar e alguns condimentos, como pimentas, molhos e até mel.
Vou apresentar 4 tipos de WRAP: de carne, de peixe, de legumes e uma delicia açucarada :)

09 julho 2010

the Sotheby's Wine Encyclopedia




link para download: h**p://www.mediafire.com/?4w4znyijgyz
(trocar os *'s por tt)

07 julho 2010

Ebook - Pão caseiro MAIS que saudável em casa

Healthy Bread in Five Minutes a Day: 100 New Recipes Featuring Whole Grains, Fruits, Vegetables, and Gluten-Free Ingredients


link para download: h**p://depositfiles.com/pt/files/qjmlqxz1g
(trocar os 2 **'s por tt)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails