31 maio 2010

Bandarilhas de Corações de Alcachofras envoltos em Fiambre e Gambas Marinadas

Prep: 15 minutos; Cook: 15 minutos; Repouso: 2 horas

Ingredientes: 4 dentes de alho; 4 colheres de sopa de azeite; 1 colher de sopa de sumo de limão; 1 punhado de pimentos "Espelette"; 12 gambas médias sem casca; 3 corações de alcachofra; 2 fatias de fiambre grossas; 1 colher de sopa de salsa picada; sal

Preparação: para a marinada: Descascar o alho, cortar em dois, e retirar o interior. Picar finamente. Misturar o alho picado, o sumo de limão, o azeite e os pimentos. temperar com sal. Colocar as gambas na marinada e misturar bem para que fiquem bem envolvidas. Tapar com película aderente e deixar repousar pelo menos 2 horas. Cozer os corações de alcachofra em água com sal durante 10 minutos. Escorrer e cortar em 4. cortar as fatias de fiambre em 12 tiras. Escorrer as gambas para um recipiente. Virar a marinada numa frigideira, aquecer e saltear as gambas 3 a 4 minutos. Enrolar as tiras de fiambre nos corações de alcachofra e pousar por cima uma gamba. utilizar um palito para segurar tudo. Dispor as bandarilhas num prato de barro, regar com a marinada e degustar imediatamente ;)

"Pinchos" de Queijo "Manchego", Presunto Serrano e "Confit" de Tomate

Para o André e as suas tapas no "COR DE VINHO":
Prep: 15 minutos; Cook: 35 minutos

Ingredientes: 180 gr de polpa de tomate; 1 colher de sopa de azeite; 1 ramo de tomilho; 1 folha de louro; 1 pitada de açúcar em pó; 1/2 baguete de pão; 150 gr de queijo "manchego" (ou outro mais fácil de obter :D); 2 fatias de presunto; 12 azeitonas pretas sem caroço; sal e pimenta.

Preparação: Escorrer a polpa para retirar o excesso de água, aquecer com um pouco azeite num tacho durante 2 a 3 minutos.temperar com sal, pimenta, tomilho e a folha de louro. Tapar e deixar a fervilhar durante uns leves 10 minutos. Destapar, acrescentar o açúcar e deixar 10 minutos, até criar uma geleia. Retirar a folha de louro e o ramo de tomilho. Cortar a baguete de pão em fatias enviesadas e finas. Barrar cada uma destas fatias com a geleia de tomate. cortar 12 fatias de queijo não muito finas, do tamanho dos canapés, e pousar sobre a fatia de baguete, já barrada coma geleia de tomate. Passar estas fatias de pão pelo forno, durante 10 minutos, para que o queijo se derreta. Entretanto, cortar 12 rectângulos de presunto do mesmo tamanho das tostas. Retirar os canapés do forno, pousar as fatias de presunto e uma azeitona preta em cada uma das tostas. Picar o conjunto com um palito para ficar seguro. Servir quente.

Tomates recheados em "papillote"

Prep: 20 minutos; Cook: 30 minutos

Ingredientes: 200 gr de carne de vitela picada; 4 fatias de bacon; 4 tomates redondos; 50 gr de parmesão ralado; 50 gr de miolo de pão; 1 ovo; 1 chalota; 1 dente de alho; 2 ramos de manjericão; 2 ramos de salsa; azeite; 5 cl de vinho de arroz (facultativo); sal e pimenta; 4 rectângulos de papel sulfurizado de 20x30 cm

Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. Cortar a parte de cima dos tomates, retirar os chapéus, esvaziar o interior de sementes e polpa. Salgar o interior. Deixar a escorrer numa grelha. Picar o bacon, miolo do pão, chalota, alho, e as ervas frescas. Num tacho, aquecer o azeite, e desfazer a chalota e o alho, juntando depois a carne picada, adicionar a gosto sal e pimenta. Adicionar o bacon, o miolo de pão e as ervas. Fora do lume, juntar o ovo batido em omelete. Encher cada tomate com este preparado. Pôr cada tomate dentro de um rectângulo de papel sulfurizado, que se pincelou com um pouco de azeite. Se tiver o vinho de arroz, além de pincelar com o azeite, virar uma colher de sopa deste vinho no fundo de cada "papillote". Polvilhar o tomate com parmesão ralado. Fechar as "papillotes" em forma de bolsa com um fio de cozinha. Vai ao forno 30 minutos. Abra as "papillotes" já na mesa, ao servir.

Papel Sulfurizado "para papillotes"

O Papel sulfurizado ou também papel de forno, é um papel tratado quimicamente para que seja resistente a elevadas temperaturas de um forno doméstico. Possui como principal característica que os alimentos não aderem à sua superfície, portanto, é frequentemente utilizado na preparação culinária dos alimentos que devem ser cozinhados no forno, como por exemplo: bolachas, papillotes, pizzas, etc. O papel sulfurizado pode resistir até temperaturas de aproximadamente 220° C, mas no seu uso há que ter cuidado para que não entre em contacto directo com fontes de calor (em alguns casos não funciona quando se gratina).
Características: Emprega-se de forma muito singela, colocando-se sobre a bandeja do forno (é esta a razão pela que se vende em rolos de diferentes tamanhos). Costuma comercializar-se em lojas de utensílios de cozinha. Na antiguidade empregava-se com a mesma função do papel sulfurizado, um pergaminho coberto com gordura ou azeite. Em alternativa ao papel sulfurizado pode-se usar de papel de alumínio que possui a desvantagem de precisar-se de untar com gorduras para que não se colem os alimentos cozinhados, mas tem a vantagem de ser um bom transmissor do calor.

Papillote

"En Papillote" (em pergaminho) é um método de cozedura em que o alimento é colocado numa bolsa dobrada e depois cozido. A "papillote" é geralmente feita de papel de pergaminho dobrado, mas outros materiais, como um saco de papel ou folhas de alumínio, também são usados. A "papillote" mantém a humidade do alimento. Essa humidade, pode ser do próprio alimento ou de uma fonte de água adicionada como água, vinho. A técnica "En Papillote" é usada mais frequentemente para cozinhar peixes e aves. A escolha e uso das ervas, temperos e especiarias dependem de cada receita. A bolsa deve ser selada com uma dobra cuidada.

Cogumelos recheados

Prep: 25 minutos; Cook: 25 minutos; Quantidade: aprox. 30

Ingredientes: 850 gr cogumelos; 40 gr manteiga, 1 cebola pequena picada; 100 gr carne picada de porco; 60 gr chouriço picado; 1 colher de sopa de polpa de tomate; 2 colheres de sopa de "croutons"; salsa.
Preparação: retirar os pés dos cogumelos e picá-los. Derreter a manteiga numa frigideira sob lume brando, acrescentar a cebola até ficar mole. aumentar o lume e adicionar a carne de porco picada e cozinhar por 1 minuto. Acrescentar os pés de cogumelos e o chouriço e cozinhar mais 1 minuto. Acrescentar a polpa de tomate e 125 ml de água. Deixar ferver e reduzir o lume. Cozinhar por 5 minutos. deitar sobre os "croutons", transferir para um recipiente e deixar arrefecer. Pré-aquecer o forno a 210ºC. Passar azeite numa travessa para ir ao forno. Depositar em cada chapéu de cogumelo 1 colher e meia de chá da carne, e arredondar com uma faca. Colocar na travessa e vai ao forno por 10 minutos. Polvilhar com a salsa e servir quente.

Bebida aveludada de pequenos frutos

Agora algo mais... digamos, doce e composto!
Esta bebida refrescante é baseada no "Lhassi", uma delícia popular na Índia, feita à base de iogurte natural e manga.
Quantidade: 1,5 litros; Preparação: 5 minutos

Ingredientes: 1 Kg (4 doses) de iogurte natural; 60 gr (1/4 de dose) de açúcar; 175 ml (3/4 de dose) de água; 250 ml (1 dose) de pequenos frutos em puré, frescos ou congelados; 250 gr (1 dose) de gelo picado.

Preparação: Misturar todos os ingredientes numa máquina para o efeito, "mixar" até ter um aspecto cremoso. Servir fresco.

Creme de "Courgettes"

Coisas simples ;)
Prep: 20 minutos; Cook: 25 minutos

Ingredientes: 800 gr de "Courgettes"; 1 litro de "bouillon" ao gosto de cada um (pode ser preparado com um daqueles cubos...); 2 Cebolas; 20 gr manteiga; 30 cl de "crème fraiche"; sal e pimenta.

Preparação: Lavar as "Courgettes", descascar, retirar as extremidades e cortar em rodelas grossas. Descascar as cebolas e picá-las. Derreter a manteiga e adicionar as cebolas. Juntar as rodelas de "courgette" e deitar o "bouillon" até cobrir os legumes. Se for necessário, acrescentar água. Quando levantar fervura, diminuir o lume e deixar 20 minutos. Liquidificar e acrescentar a "crème fraiche". Misturar bem. Servir quente e com alguns "croutons" a boiar.

"Charlotte et Clémentine"

A Charlotte é uma sobremesa da culinária russa, mas inventada por um cozinheiro francês, Marie Antoine (Antonin) Carême (Paris, 8 de Junho de 1784 — 12 de Janeiro de 1833), que a criou para os Czares.
Ingredientes: 30 biscoitos; 6 a 8 clementinas; 5 colheres de sopa de licor de laranja (com álcool!!! :D); 400 g de coalhada; 3 claras de ovo; 4 folhas de gelatina; 80 g de açúcar.

Preparação: Pôr a gelatina dentro de um pouco de água fria. Misturar a coalhada e o açúcar. Aquecer 100 ml de água com 2 colheres de sopa de álcool. Quando ferver, dissolver a gelatina. Adicionar à mistura da coalhada. Batem-se as claras de ovos e incorpora-se delicadamente à mistura. Descasque as clementinas e corte em pedaços. Dissolver 2 colheres de sopa de álcool num copo de água. Embeber os biscoitos e formar um molde com a a sua pasta. Despeje o creme em duas camadas separadas por uma camada de biscoitos e uma camada de clementinas. Regar as restantes clementinas com o resto do álcool e guardar no frio. Deixar no frigorífico a Charlotte durante várias horas, retirar e servir com as clementinas.

Bananas assadas com recheio de Chocolate

(para 8)

Ingredientes: 8 bananas pequenas; 150 g de chocolate de leite, cortado grosseiramente; 30 g de avelãs torradas e cortadas.

Preparação: Cuidadosamente fazer um corte pela pele de cada banana, no sentido longitudinal. Depois de separar e abrir levemente a casca, fazer outro corte em fosso na banana. (um corte em que se retire um triângulo muito fino da banana, em comprimento). Inserir neste fosso os pedaços de chocolate e tapar com as avelãs. Numa travessa vai ao forno durante aproximadamente 15 minutos, ou seja, até a casca das bananas ficarem completamente escurecidas, a "carne" da banana quente e o chocolate derretido. Em vez de forno, pode se usar também um grill ou barbecue.

"Tajine" de Requeijão, Espinafres e Carne de Vitela

Tajine é um prato tradicional de diversos países árabes do norte de África. O seu nome vem do prato tradicional no qual é confeccionado.
Ingredientes: 300 g de requeijão; 500 g de espinafres; 500 g de carne de vitela; 1 cebola grande picada; sal; pimenta; noz moscada; 2 colheres de sopa de azeite; 2 colheres de sopa de migalhas; 6 ovos.
Preparação: Lavar os espinafres, e cortar. Numa frigideira, deitar uma colher de sopa de manteiga, deixar derreter e saltear os espinafres MUITO levemente, até o liquido se evaporar. Cortar a carne em dados, temperar e pôr numa panela com cebola e um pouco de água. Deixar cozer até evaporar a água. Picá-la. Juntar as migalhas 2 e ovos. A mistura deve ficar espessa. Numa travessa de ir ao forno com um pouco de azeite, deitar esta mistura e alisar a superfície. Esmagar o requeijão com um garfo e temperar com a noz moscada e sal e misturar com a clara de 3 ovos até obter uma mistura espessa, e virar por cima da primeira camada na travessa. Pôr a travessa no forno pré-aquecido durante 5 minutos até que o requeijão fique espesso. Entretanto, tempere os espinafres, misture a gema dos ovos anteriores e um ovo. Retirar a travessa do forno, deitar a mistura dos espinafres, alisar a superfície de novo no forno durante 10 a 15 minutos.

Tomates recheados com Atum, "Bulgur" e Salsa

"Bulgur" é uma base de cereais feita de trigo de várias espécies.
Para 6.

Ingredientes: 6 tomates; 3 ramos de salsa; 1 lata de atum; 200 g de "Bulgur"; azeite; sal e pimenta.

Preparação: Cortar os tomates numa altura de 3/4. Guardar os "chapéus". Esvaziar os tomates com uma colher e picar grosseiramente o interior. Preparar o "Bulgur" pelas instruções da embalagem. desfazer o atum. Lavar e desfolhar a salsa. Pré-aquecer o frono a 210ºC. Aquecer numa frigideira 2 colheres de sopa de azeite. Juntar a polpa dos tomates, o "bulgur", a salsa e o atum. Voltar em fogo vivo alguns minutos. Temperar. Encher os tomates com esta preparação. Regar com um fio de azeite e pousar os chapéus dos tomates em cima. Forno durante 15 minutos. Servir com algumas folhas de salada verde.

29 maio 2010

Tarte Verde

Mea-culpa: fiz esta tarte à uns dias mas usei massa folhada pré-feita :) Felizmente o resultado final não mudou muito.
Para 4 a 6 pessoas

Ingredientes: 350 gr de Massa folhada; 3 colheres de sopa de azeite extra virgem; 1 cebola média cortada em pequenos dados; 2 dentes de alho, cortados em fatias finas; 250 gr de corações de alcachofra; 500 gr de ervilhas congeladas; 250 gr de espinafres lavados e secos; 1 pitada de noz moscada; sal; pimenta; 2 ovos batidos; sumo de 1 limão; 3 colheres de "crème fraiche" espessa, e mais um pouco para servir.

Preparação: Pré-aquecer o forno a 250ºC. Espalhar a massa folhada numa superfície com um pouco de farinha e esticar de modo a obter um disco com aproximadamente 30 cm de diâmetro. Pôr um pouco de farinha no fundo de uma forma para tartes e pousar o disco. picar com o garfo levemente, deixando uma borda de 2 centímetros. Guardar. Aquecer o azeite numa frigideira. Alourar a cebola, e acrescentar o alho, depois os corações de alcachofras cortados em 2 ou 4, as ervilhas, depois os espinafres e a noz moscada.. Comprimir os espinafres e tapar. O liquido que sai dos espinafres servirá para cozer as ervilhas. Quando os espinafres estiverem bem desfeitos, cozer mais 6 minutos sem tampa, até que o liquido esteja praticamente todo reduzido. Temperar com sal e pimenta. Retirar esta mistura do fogo, e incorporar os ovos batidos, o sumo de limão e a crème fraiche. Espalhar tudo em cima da massa reservando o bordo de 2 centímetros. Cobrir com uma folha de alumínio ou de papel sulfurizado, por causa do calor a que vai estar sujeito. Vai ao forno por 20 minutos., até que o ovo esteja cozido mas mole no centro. Pode adicionar um pouco de crème fraiche antes de servir.

28 maio 2010

Beterrabas com "Skordalia"

Skordalia é um tipo de puré/molho espesso da cozinha Grega, que combina alho esmagado com uma base volumosa que poderá ser um puré de batatas, nozes, amêndoas, ou líquido embebido pão.
Ingredientes: 1,8 Kg de beterrabas pequenas vermelhas cruas; 60 ml azeite; 2 colheres de sopa de vinagre; 1 dente de alho esmagado; "Skordalia": 400 g de batatas; 4 fatias de pão de milho; 6 dentes de alho esmagados; 60 ml de azeite; 2 colheres de sopa de sumo de limão.

Preparação: Cozer as beterrabas até que fiquem tenras. Descascar e cortar em 2. Pousar num prato, e cobrir com o azeite, vinagre e o alho esmagado. "
Skordalia": Cozer as batatas descascadas. Esmagar em puré. Retirar o miolo do pão e pôr em água fria durante 2 minutos. Retirar o excesso de água esmagando. Desfazer no liquidificador o miolo de pão, o puré de batata e os alhos para obter uma mistura lisa. Juntar o azeite em fio enquanto se bate. Integrar o sumo de limão.

Verrine de Framboesas, Chocolate e Muesli crocante


4 pessoas, prep: 10 minutos, cook: 5 minutos, repouso: 1 hora

Ingredientes: 1 colher de sopa de "crème fraiche"; 100 g de chocolate branco; 150 g de Muesli crocante; 4 colheres de sopa de geleia de framboesa; 250 g de framboesas frescas; açúcar de pasteleiro para enfeitar.

Preparação: Ferver a "crème fraiche". Juntar o chocolate branco cortado em pedaços e deixar repousar 5 minutos. Juntar e misturar bem o muesli crocante. Misturar novamente e deixar repousar. Fazer isto o mais tarde possível, para que o muesli não amoleça. Pousar uma colher de café de geleia de framboesa no fundo de cada copo ("Verrine"). Cobrir com o muesli e chocolate branco. decorar com framboesas frescas. Polvilhar com o açúcar. Para uma versão mais invernil, trocar o chocolate branco por chocolate "normal", a geleia de framboesas por marmelada de laranjas e as framboesas por supremos de laranja ou tangerina.

27 maio 2010

Cannelonis de Beringelas com "vinaigrette" de Tomate e Manjericão


Para 4 pessoas; Prep: 20 minutos; "Dégorgement": 1 hora; Cook: 40 minutos.

Ingredientes: 2 Beringelas; 5 cl de azeite; 400 gr de Cogumelos de Paris; 1 Chalota; 1 ovo;  1 colher de sopa de migalhas; 2 colheres de sopa de salsa; 6 fatias finas de Bacon fumado; 1 Tomate; 1 dente de Alho; 1 ramo de Manjericão; Sal grosso; 1 pitada de açúcar; Vinagre; Sal; Pimenta

Preparação: Cortar as Beringelas em fatias finas e fazê-las "dégorger" com sal grosso durante uma hora. Depois, lave-as, seque-as e loure-as levemente numa frigideira com azeite. reserve num papel absorvente.Pique finamente os cogumelos e a chalota e salteie numa frigideira com azeite. Quando os cogumelos expulsarem a sua água e esta praticamente se evaporar, tempere com sal e pimenta. Vire-os numa bacia e acrescente o ovo batido, as migalhas e a salsa picada. Misture suavemente. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Deposite uma colher de sopa deste recheio em cada fatia de beringela, e enrole-as sobre elas mesmas, mantendo-as seguras com a ajuda de meia fatia de Bacon. Pouse estes Cannelonis de Beringelas numa travessa untada com um pouco de azeite e leve ao forno durante 12 minutos. Descasque os tomate, retire as sementes e corte-o grossamente. Esmague o dente de alho, corte as folhas de Manjericão e una estes elementos com azeite, uma pitada de açúcar e um fio de vinagre. Disponha 3 Cannelonis por prato, vire um pouco da "vinaigrette" de tomate e decore com algumas folhas de Manjericão.

Conselho: A consumir sem moderação com uma Rosé seco e leve como um Tavel ou um Rosé Italiano do Sul, como o Bolgheri ;)

Dégorgement - O que é?

O que é o "Dégorgement" (Peço desculpa mas não sei a tradução exacta para o Português):
É o acto de colocar sal em alimentos crus para que eles percam a sua água. Recomenda-se frequentemente para as beringelas antes de cozinhá-las. Também se pode mergulhar a carne no leite ou em água para remover o sangue ou impurezas.

26 maio 2010

Alho Francês Recheado no forno com Azeite

De sabor mais suave que a cebola, o alho-francês é muito usado na culinária, sendo um ingrediente da famosa Vichyssoise. Podem também ser utilizados crus em saladas.
Para 4 pessoas; Prep: 20 minutos; Cook: 45 minutos.

Ingredientes: 4 Alhos-franceses grossos; 2 Tomates; 1 Cenoura; 100 gr de Cogumelos; 1 ramo de Aipo; 10 cl de Azeite; 150 gr de carne de Borrego picada; 15 cl de Vinho branco seco; Alguns raminhos de Tomilho; Sal; Pimenta.

Preparação: Cortar a parte branca do Alho-francês em 3 secções de 7 a 8 am. Cozer em vapor durante 15 minutos, e depois arrefecê-los em água fria. Em cada secção, criar "tubos", fazendo deslizar alguma parte interior. Esta parte que retiramos, deslizando, picar finamente. Cortar os tomates em pequenos dados, sem pele nem sementes. Descascar a cenoura, lavar os cogumelos e desfazer os raminhos de aipo. Cortar estes legumes todos em pequenos dados (menos o tomate), juntar o alho-francês picado e suá-los 5 minutos numa frigideira com 3 colheres de azeite. Numa bacia, misturar a este preparado de legumes a carne e temperar com o sal e a pimenta. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Rechear os tubos de alho-francês com o preparado de carne e legumes, dispôr num prato para ir ao forno. Regar com o resto do azeite e o vinho branco, dividir os dados de tomates também pelo prato e polvilhar com os raminhos de tomilho. Cozer no forno 30 minutos, regando com o próprio sumo.

Conselho: Acompanhar com um branco seco do "Rhône". Perfect!

24 maio 2010

Beringelas Fumadas com Alho e Limão

Para 2 pessoas

Ingredientes: 2 Beringelas finas e longas; 2 a 3 colheres de sopa de azeite; sumo de meio limão; Tabasco; Sal; 1 dente de alho grande, talhado em 3 fatias; folhas de Manjericão.

Preparação: Pôr numa grelha, directamente sobre o fogo vivo, 2 beringelas. Também se pode usar o grill do forno, pré-aquecendo e pousando uma grelha a 15 centímetros da fonte de calor, que estará protegida por uma folha de alumínio grossa. A pele das Beringelas começará a escurecer. Rode-as um quarto e assim sucessivamente até conseguir escurecer toda a superfície das Beringelas. Espete um garfo na pele quando isso acontecer: a pele não deve oferecer nenhuma resistência à entrada do garfo. Retirar as Beringelas do fogo e cortar longitudinalmente mas sem cortar até ao centro. Voltar a pôr no fogo mais um minuto. Misture o azeite, o sumo de limão, o Tabasco e o Sal. Regue as Beringelas, verificando que este molho penetra bem pelos cortes longitudinais que fez Nestes mesmo cortes, introduza o alho e as folhas de Manjericão. servir com pão quente (pita, baguette, etc)

Tomates Provençais

Esta entrada é um regalo com um pouco de pão fresco. Para uma refeição mais consistente ou um jantar de amigos, servir estes tomates com a receita que vou postar depois, Beringelas Fumadas.

Para 2 a 4 pessoas

Ingredientes: 500 gr de tomates (aproximadamente 8 tomates), cortados em 2 no sentido horizontal; 4 dentes de alho, esmagados; 50 gr de migalhas; 3 colheres de sopa de salsa picada; flor de sal; pimenta negra; 3 colheres de sopa de Parmesão ou Emental ralado; 1 colher de sopa de azeite.

Preparação: Pré-aquecer o forno a 200ºC. Pousar os tomates, com a face cortada para cima numa travessa para gratinar. Misturar à mão o alho, as migalhas, a salsa, o sal e a pimenta. Dividir esta mistura pelos tomates, polvilhar com o queijo ralado e regar com um pouco de azeite. Meter no forno e deixar alourar ligeiramente (aproximadamente 15 minutos). servir imediatamente.

21 maio 2010

Gambas "al Ajillo"

A "cazuela" é uma panela profunda para cozinhar, geralmente com duas asas.  Muitas vezes o termo é reservado para vasos de cerâmica ou potes, que é o que vamos usar para esta receita de mais uma tapa para o verão.

Para 4 pessoas; Prep e Cook: 30 minutos

Ingredientes: 3 colheres de sopa de azeite; 1 pimento vermelho; 4 dentes de alho; 500 gr de gambas, por descascar e sem cabeça; sal; 1 colher de café de sumo de limão; 1 colher de sopa de salsa picada; 4 cazuelitas para servir como recipiente.

Preparação: Deitar 2 colheres de sopa de azeite em cada cazuelita. Lavar o pimento e cortar em rodelas finas, retirando a pele e as sementes.. Descascar os alhos e cortar também em rodelas finas. Dividir o pimento e os alhos pelas cazuelitas. Descascar as gambas e retirar eventualmente o fio negro do intestino. Lavar em água fria e secar com um papel. Colocar as cazuelitas no forno a 200ºC. Quando o azeite comecar a fervilhar nos recipientes, acrescente as gambas e deixe cozer por 2 a 3 minutos. Retirar do fonro, temperar com sal, regar com algumas gotas de limão e polvilhar coma  salsa picada. Servir com pão branco tostado para absorver o azeite.

Bebida: Que mais seria senão vinho branco seco? :D

Crumble de Uvas e Amêndoas

Para 6 a 8 pessoas; Prep: 20 minutos; Cook: 30 minutos

Ingredientes: 2 maças vermelhas; e grande cacho de uvas brancas ou pretas; sumo de 1 limão; manteiga; 100 gr de uvas secas; 2 colheres de sopa de amêndoas esmagadas; 1 colher de café de canela; 2 colheres de sopa de Rum; (para a massa) 60 gr de manteiga; 100 gr de flocos (cevada, trigo ou aveia); 150 gr de farinha (mistura trigo-sarraceno); 75 gr de açúcar; 1 pitada de sal.

Preparação: Pôr as uvas secas de molho no Rum e no sumo de limão até que todo o liquido seja absorvido. Descascar as maças. Remover o centro com os caroços e cortar em dados. Passar a manteiga por um prato de ir ao forno e pôr os dados de maça. Cortar as uvas frescas em dois, e espalhar pelas maças cortadas. Acrescentar as uvas secas. Misturar a farinha, os flocos, o açúcar, o sal e a manteiga até obter uma massa friável. Cobrir as maças com esta mistura e polvilhar com canela e amêndoas esmagadas. Vai ao forno 30 minutos a 190ºC.

Conselho: Servir quente ou morno acompanhado por uma bola de gelado de Baunilha ou natas.

Crumble - O que são?

 
Crumble é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura (geralmente, manteiga), farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com creme, nata ou sorvete, como uma sobremesa substanciosa após uma refeição quente.
As frutas mais empregadas em crumbles incluem maçã, amora, pêssego, ruibarbo, groselha e ameixa. A cobertura pode conter também aveia em flocos, amêndoas ou outras nozes; às vezes leite azedo (por exemplo, vinagre e leite) é adicionado para dar ao crumble um gosto mais exótico. Açúcar mascavo é muitas vezes polvilhado sobre a cobertura do crumble, de modo a formar um pouco de caramelo depois de assado. Em algumas receitas a cobertura é feita com biscoitos quebrados (cookies ou bolachas) ou mesmo cereais matinais, mas isso não é tradicional.
Os crumbles surgiram na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao racionamento, não havia ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha, gordura e açúcar para a massa. Usavam uma simples mistura de farinha, margarina e açúcar para cobrir a torta. O prato também tornou-se popular devido à sua simplicidade, uma vez que deixava às mulheres mais tempo para fazer outras tarefas.
Em algumas partes dos Estados Unidos existe um prato bastante semelhante, chamado crisp. Também parece um bolo de frutas (popular nos EUA), porém com cobertura mais fina.

20 maio 2010

Tiramisu Clássico

Para 6 pessoas; Prep: 20 minutos; Refrigeração: 4 horas

Ingredientes: 400 gr de Mascarpone; 4 ovos; 160 gr de açúcar; sumo de 2 limões; 20 biscoitos; 1 vagem de Baunilha; 1 chávena grande de café forte; 2 colheres de sopa de Rum; 1 colher de sopa bem cheia de cacau.
Preparação: Esmigalhar a vagem de Baunilha e reserve os grãos do seu interior. Bater o açúcar com as gemas dos ovos e estes grãos de baunilha, até que a mistura fique clara. Misture o Mascarpone com o sumo dos limões noutra tigela, e depois adicione ao preparado anterior batendo vigorosamente. Bater as claras em castelo. Incorporar delicadamente na mistura anterior. Misturar o café e o Rum e embeber os biscoitos nesta mistura. Pôr metade dos biscoitos numa tigela, virar metade do preparado, virar a outra metade dos biscoitos e por fim o resto do preparado. Alise a superfície e polvilhe com o cacau. Guarde no frio pelo menos 4 horas antes de degustar.

Salmão Fumado com Caviar Rosa

Continuamos nas bases do mar:
(4 pessoas, prep: 15 minutos, cook: 30 minutos)

Esta receita tem uma aparência luxuosa, mas é completamente acessível porque trocamos o caviar de esturjão por caviar de salmão, muito mais barato)

Ingredientes: 1,2 Kg de Batatas "Rattes" (batata comprida francesa); 1 colher de sopa de azeite; 500 g de espargos frescos e descascados; 100 g de "mesclum" (mistura de folhas e brotos de vegetais diferentes que são consumidos mais frequentemente em saladas, como salada de alface, milho, rúcula, chicória, etc); 400 g de salmão fumado e fatias finas; Para o puré de Abacate: 1 Abacate de 200 g; 2 colheres de sopa de sumo de limão; 60 ml de "crème fraiche"; 1 colher de café de Endro picado.

Preparação: Cozer as batatas em água salgada, com a casca. Secá-las. Cortar em 2 no sentido do comprimento da batata e pousar num prato com azeite e levar ao forno com a pele virada par abaixo. Deixar no forno durante 15 minutos bem forte. Cozer os espargos. Retirar enquanto ainda estiverem fechados. Cortar em 2 no sentido do comprimento. Cortar as fatias de Salmão em tiras. Dividir o puré de abacate por 4 pratos, cobrir com as batatas e os espargos, depois com o "mesclun" salmão e finalmente o caviar.

Puré de Abacate: Misturar e liquidificar numa máquina a polpa do abacate, o sumo de limão, a "crème fraiche" e o Endro.

Pequenos Calamares Recheados e Uvas

Uma receita requintada e linda de montar
(6 pessoas, prep: 20 minutos, cook: 15 minutos)

Ingredientes: 18 Calamares pequenos de 7 cm de comprimento; 500 g de uvas brancas; 150 g de "pancetta" (tipo de carne suína curada e seca); 1 molho de salsa; 4 "cébettes" (tipo de cebola mais alongada tipicamente mediterrânico) 1 dl de azeite; 1 colher de café de pimento de "Espelette" (pimento da região do País Basco, pouco forte mas muito perfumado); sal e pimenta.

Preparação: Separar as cabeças do corpo dos calamares, esvaziar o interior, lavar em água fria, cortar os tentáculos, lavar e reservar. Lavar a salsa, secar e desfolhar, e cortar finamente. Descascar as "cébettes" e picar.
Cortar a "pancetta" em pequenos dados, cortar os tentáculos. extrair o sumo de 200 g de uvas. desfazer as "cébettes" salteando-as em 5 cl de azeite, juntar a "pancetta" e deixar em fogo forte por 2 minutos. Juntar os tentáculos, temperar. Juntar o pimento de "Espelette" e deixar cozinhar mais 3 ou 4 minutos. Adicionar a salsa cortada e uma dezena de uvas cortadas. Misturar MUITO bem.
Rechear os Calamares com este preparado, fechar com um palito de madeira. Aquecer azeite numa frigideira grande e pôr os Calamares em fogo médio, rodando-os até que fiquem dourados de todos os lados. Juntar as uvas que restam, descascadas e cortadas a meio. Reduzir com algum sumo de uva. Verificar os temperos, cozer 1 minuto. Servir com arroz "Basmati".
Bem... E já agora deixo a receita das folhas de lasanha frescas e pré-cozidas para puxarem pela vossa imaginação e fazerem as vossas próprias lasanhas!

Ingredientes: 220 g de farinha; 100 g de sêmola fina de trigo; 3 ovos grandes; 1 colher de café de azeite; 1 pitada de sal.

Preparação: (1) Espalhar a farinha e o sal na banca de trabalho. Fazer um buraco e pôr os ovos (partidos, e sem casca, obviamente lol). Misturar com um garfo. (2) Incorporar aos poucos a sêmola mexendo com a ponta dos dedos. (3) Recolher a farinha com uma espátula, acrescentar o azeite e trabalhar a massa com a palma da mão. Acrescentar mais farinha se for necessário. Quando a massa estiver lisa e brilhante, fazer uma bola e deixar repousar entre 30 minutos a 2 horas à temperatura ambiente, coberta com película.

Eu uso uma máquina que comprei numa loja bastante conhecida num Centro Comercial bastante conhecido na zona do porto. Basta olhar para a foto e reconhecê-la nessa loja, que começa por C, tem duas letras e acaba em A :D

Na máquina: Pegar em cerca de 60 g de massa, alisar coma palma da mão. Enfarinhá-la ligeiramente e passá-la na máquina com os rolos abertos ao máximo. Dobrar a massa em 3 e repassar na máquina até obter um rectângulo regular. Ir apertando os rolos progressivamente, dobrando sempre a massa em 2, até termos a folha de massa com 1 mm de espessura. Podem se deixar secar ao ar e conservá-las depois embaladas no fresco durante 1 ou 2 dias.

À mão: Pôr farinha na banca de trabalho e alisar a massa com um rolo, sempre do centro para o exterior. Convém fazer isto rapidamente antes que a massa seque.

Quantidades: Com 60 g de massa fresca, fazem-se folhas de lasanha com 11x40 cm, que se podem recortar conforme o prato. 60 g por pessoa são mais que suficientes para uma lasanha de 3 camadas, 80 g para 4, etc, etc

Lasanha de Molho de Pato

Ingredientes: 500 g de folhas de lasanha fresca pré-cozidas; 1 dose de Béchamel; 30 g de manteiga; 100 g de parmesão. Para o Molho de Pato: 1 pato cortado em quatro; 2 cenouras picadas; 2 cebolas picadas; 2 aipos picados; 2 dentes de alho; 2 ramos de alecrim; 10 cl de vinho branco seco; 50 cl de caldo de legumes; 400 g de tomate esmagado enlatado; 1 colher de sopa de azeite; sal; pimenta.

Preparação do Molho de Pato: Numa caçarola, alourar o pato no azeite com sal. adicionar a manteiga e reservar. Fritar os legumes, alho e alecrim, sal e acrescentar o pato. Deitar o vinho e deixar a evaporar por 3 minutos. Acrescentar o caldo de legumes e os tomates. Tapar e deixar ferver 45 minutos em lume fraco. Deixar a carne arrefecer, retirar a pele e os ossos e cortar em pedaços pequenos. Reduzir o molho se estiver muito liquido, liquidificar e retirar a gordura. Acrescentar de novo o pato em pedaços. Pimenta.

Montagem da Lasanha: Passar um prato para gratinar com manteiga, e dispor uma primeira camada de massa, uma de Béchamel, um terço da preparação do pato, borrifar com 2 colheres de sopa de parmesão. Repetir a operação 2 vezes, e terminar com folhas de lasanha, o molho Béchamel misturado com 3 colheres de sopa do preparado do pato, o parmesão ralado e nozes de manteiga.
Gratinar 20 minutos a 180º C.

Creme de Cenoura

Nestes tempos em que todos comemos em movimento, lembrei-me de uma sopa rápida:

Ingredientes: cenouras 1 kg; 500g de cebolas; 1,5 l de água; 1/2 colheres de café de coentro em pó; 10 cl de creme de leite; 2 colheres de café de azeite; sal; pimenta.

Preparação: Descasque e corte as cenouras em rodelas. Descasque e pique as cebolas. Numa panela, frite o coentro em pó com lume baixo, mexendo até ficar transparente (5 minutos aproximadamente). Adicionar as cenouras cortadas e misture bem. Despeje a água. Sal. Leve a ferver, e, em seguida, reduzir e cozinhe em lume baixo cerca de 30 minutos. A cenoura tem de ficar muito tenra. Retire do fogo, adicione o creme, batendo. Liquidificar e temperar.

ALTERNATIVA: Juntar 25 cl de sumo de laranja fresco, no momento da mistura. Não coloque o creme de leite. Corte algumas raspas de laranja e adicione.

Harira

Continuamos hoje com as mil e uma utilizações da batata ;)

HARIRA - Sopa condimentada da África do Norte

Sopa clássica conhecida como "harira". Esta sopa é servida frequentemente à noite, nas famílias muçulmanas, durante o Ramadão, após o jejum diário.

(para 6)
Ingredientes: 500g de batata farinhenta cortada em cubos; 1 cebola grande picada; 1,2 litro de caldo de legumes; 1 colher de café de canela; 1 colher de café de cúrcuma; 1 colher de sopa de gengibre; 1 pitada de pimenta; 2 cenouras em cubos; 2 talos de aipo, picados; 400g de tomate picado; 5 filamentos de açafrão; 400g de grão de bico; 2 colheres de sopa de coentro picado; 1 colher de sopa de sumo de limão; sal e pimenta preta; limão fatiado frito como acompanhamento.

Preparação: Numa panela grande, colocar a cebola picada com 30 cl de caldo do legumes e deixar ferver em fogo baixo por 10 minutos.
Misture a canela em massa, a cúrcuma, a pimenta, o gengibre e 2 colheres de sopa de caldo. Acrescentar depois a esta mistura, a cenoura, o aipo e o caldo de legumes que sobrar. Esperar que comece a ferver. Baixar o lume, tapar e deixar 5 minutos.
Adicione os tomates e as batatas, tapar e deixar cozinhar em fogo brando 20 minutos. Adicionar o açafrão, o grão de bico, o coentro e o sumo de limão. Tempere e sirva a sopa quente com fatias de limão frito.

ARROZ de FRANGO via Foodnetwork


Mousse de Presunto com Azeitonas

Hoje lembrei-me algo com mais detalhe e composição:

(para 6 pessoas, preparação 20 minutos, refrigeração 24 horas)

Ingredientes: 400 gr de presunto; 10 azeitonas verdes sem caroço; 1,5 dl de molho Béchamel; 1/2 pacote de geleia em pó; 200 gr de "crème fraiche"; salsa; sal; pimenta branca.

Preparação: Desengordurar o presunto e desfazer na batedeira. Picar as azeitonas. Incorporar o presunto e as azeitonas picadas no molho Béchamel. Preparar a geleia com 1/4 de litro de água fria. Deixar arrefecer sem que endureça. Juntar metade do Béchamel com o presunto e deitar o resto numa travessa e deixar no frigorífico. Incorporar o preparado do presunto com a "crème fraiche" batendo. Temperar bem. Despejar numa travessa de vidro e nivelar. Deixar "prender" no frigorífico durante 24 horas. Desenformar na travessa depois de desfazer a geleia que o cobriu.

"Penne" Integral com Marmelada de Tomate e Cebola

Sem lacticínios nem trigo pá Madame Margarida ;)


Ingredientes: 60 ml de azeite; 4 cebolas vermelhas, cortadas; 1 colher de sopa de açúcar mascavado; 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico; 2 latas de tomate 400 g; 500 g de "Penne" integral (sem gluten e sem trigo), 150 gramas de óleo; pequenas azeitonas pretas sem caroço.
Preparação: Aquecer o óleo numa frigideira, adicionar a cebola e o açúcar e fritar uns 25 a 30 minutos em fogo médio ou até a cebola ficar caramelizado. Incorporar o vinagre e deixar ferver 5 minutos. Acrescentar os tomates e quando ferver reduzir o fogo para médio-baixo cerca de 25 minutos. Cozinhar o "penne" numa panela de água com sal até "al dente". Escorrer e misturar com a compota de tomate e azeitonas. Tempere a gosto e sirva.

Pequenos "Soufflés" de Batata e "Gruyère"

Para quem acha que não se podem fazer belas coisas com batatas:
(nota: Esta entrada pode ser preparada com antecedência. Basta, rapidamente, passar no forno antes de servir)

Ingredientes: 250 g de batatas; 170 g de "gruyère" ralado; 2 ovos (separar a gema das claras); 50 g de farinha com fermento; 50 g de folhas de espinafres; manteiga; sal e pimenta preta; folhas de salada como acompanhamento.

Preparação: Pré-aqueça o forno a 200º C. Coza as batatas 20 minutos em água fervente com sal até ficarem bem macias. Escorra e amasse com 2 gemas de ovo. Incorpore metade do "gruyère" e toda a farinha. Tempere com sal e pimenta a gosto. Corte os espinafres finamente e junte ao preparado do "gruyère". Bata as claras em castelo, e vá adicionando ao preparado anterior LENTAMENTE (primeiro para ficar menos compacto e depois é que se mistura tudo). Passe a manteiga em 4 grandes ramequins e deixe 10 minutos no forno. Retirar e deixar arrefecer. Retirar os "soufflés" virando os ramequins e espalhe o resto do queijo rapado. Mais 5 minutos no forno e sirva com as folhas de salada.

Caril

E para terminar com a saga do Caril:

Camarão? Caril? Qué isto??

E já agora que estamos numa de Camarões e de Caril, algumas informações adicionais:
 Os peixes e os frutos do mar são importantíssimas fontes de Zinco, mineral antioxidante que aumenta a mobilidade dos espermatozóides e garante a produção da testosterona. Além, é claro, de reforçar o Sistema Imunológico. Os alimentos oriundos do mar (e o sal de cozinha) são fontes de iodo, mineral que em excesso pode aumentar a manifestação da acne. O caril (ou curry) é uma especiaria de origem indiana que tem acção anti-séptica, além de proteger os neurónios contra a acção dos radicais livres. Ou seja, mais que aconselhável :D

O caril ou curry é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. É também um preparado típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.
Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas
diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril, etc.
A introdução da palavra caril na língua portuguesa remonta a 1563, data do primeiro registo escrito, tendo tido como origem a língua tâmil. Apesar da sua antiguidade, a forma caril é pouco empregada no Brasil, onde são mais populares as formas inglesa curry ou japonesa carê, respectivamente para as culinárias indiana ou japonesa. A forma inglesa curry foi adaptada da forma portuguesa caril em 1598, de acordo com registos escritos.

Caril de Camarão

E o que pode ser melhor para acompanhar o Pão NAN de ontem? Simples :D

Ingredientes: 1 cebola picada; 2 tomates picados sem pele e sem sementes; 1 kg de camarão; 2 maçãs sem casca e picadas; ½ copo de vinho branco seco; 1 colher de sopa de caril; ½ chávena de chá de água; sal e pimenta; 3 colheres de sopa de salsa picada; 2 colheres de sobremesa de azeite extra virgem.

Preparação: Colocar uma panela no fogo e refogar a cebola num pouco de água, depois juntar os tomates. Acrescentar os camarões, deixando refogar. Acrescentar as maçãs, o vinho, e o caril dissolvido em água; sal e a pimenta. Tapar a panela e deixar ferver em fogo brando, até que as maçãs cozinhem. Regar com o azeite, polvilhar com a salsa e servir.

Pão Nan Indiano

(ou vulgarmente chamado de pão tandoori por acompanhar pratos tandoori)

Ingredientes (para aprox. 40): 450 g de farinha forte; 450 g de farinha com fermento; 12 g de fermento; 50 ml de água morna; 100 ml de iogurte simples; 350 ml de água morna; óleo; sementes de sésamo.

Preparação: Peneire 450 g de farinha forte e farinha com fermento; Dissolver 12 g de fermento em 50 ml de água morna e deixe fermentar, em seguida, adicionar a farinha com 100 ml de iogurte simples e 350 ml de água morna até formar uma massa suave e flexível; repousar no frigorífico por 12 horas, retirar e provar, em seguida, bater para trás e dividir em quatro pedaços; Molde em 10 pedaços em forma de lágrima, 6 mm de espessura. Picar todos os lados, pincelar com o óleo (ou azeite) e cozinhar no grill durante 1,5 a 2 minutos, depois virar, polvilhar com o sésamo e cozinhar o outro lado, ou assar no forno.
Acompanhar com curry's variados ;)

Shiitakes

Já que falei nos Shiitakes na receita da SOPA CHINESA, para quem não sabe, ficam aqui algumas informações, do cogumelo, que para mim, é o mais saboroso e rico de todos!

O shiitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível nativo do este da Ásia.
A espécie é hoje em dia a segunda mais consumida no mundo, incorporado desde há muito nos hábitos alimentares dos povos asiáticos. Recentemente, foi introduzido para produção e consumo nos países ocidentais.
A palavra "shiitake" tem origem no japonês shii (uma árvore parecida com carvalho) e take (cogumelo). A primeira referência histórica do consumo de shiitake data de 199 AC. Na natureza, o shiitake pode ser encontrado em florestas, onde se desenvolve em árvores mortas. É um fungo aeróbico, decompositor de madeira, que degrada celulose e lignina para obter energia.
O shiitake é nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 17,5% de proteínas, com nove aminoácidos essenciais. Tem também importância medicinal, possuindo substâncias com propriedades medicinais para o tratamento e controle de pressão arterial, redução do nível de colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, e inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.
O shiitake é produzido em compostos orgânicos à base de serragem, farinha de arroz e/ou trigo e/ou soja, previamente hidratada e corrigida do ponto de vista do pH. O produto repousa durante 145 dias em local fechado e climatizado a cerca de 14°C até o aparecimento dos frutos e sua colheita.
O shiitake pode ser conservado por 10 a 15 dias no frigorífico (4°C).
Pode ser preparado em sopas, molhos, saladas e até empanado. Pode ser preparado de modo parecido a da carne.

Sopa Chinesa

(para 4 pessoas)

Ingredientes: 200 gr de Shiitake; 1 cacho de rabanetes (400 gr.); 150 gr. de feijão verde; 2 coxas de frango fumado (ou meio frango cozido); 3 cl de sopa de molho de soja; 2 cl de sopa de vinho de arroz (ou xerez ou caldo)

Preparação: Limpar os cogumelos, tirar o caule, lavar e escorrer. Cortar os rabanetes em finas fatias e o feijão verde em palitos. Retirar a pele do frango. Guardar alguns dos legumes para a decoração do prato. Juntar tudo ao caldo e ferver. Retirar o frango e deixar arrefecer 3 minutos. Dividir a sopa por várias tigelas e decorar com os legumes e o frango desfeito em pedaços.

Cogumelos em Molho de Tomate

Ingredientes: 600 gr cogumelos médios, 5 tomates maduros, 2 cebolas grandes, 3 dentes de alho, 150 gr. de bacon, 5 cl. de azeite, salsa, sal e pimenta.

Preparação: Arranjar os cogumelos, tirando a parte rija do caule, lavar e cortar ao meio se forem muito grandes. Picar a cebola, a salsa e os alhos. Retirar a pele grossa do bacon e cortar em cubos pequenos. Aquecer o azeite e refogar o bacon, a cebola e o alho. Quandoa cebola comecar a alourar juntar os cogumelos, escorridos e saltear em lume vivo. Escaldar, pelar e esmagar os tomates, deitar sobre os cogumelos e acrescentar metade da salsa, sal e pimenta, envolver, tapar e deixar acabar de cozinhar em lume lento. Servir com um molho forte e em copos.

Alho Negro: processo de fermentação I

O alho negro vem conquistando Chefs e consumidores do mundo inteiro, diferente do alho in natura que tem ardência, o alho negro passa por um processo de fermentação e envelhecimento que o deixa com sabor inusitado, levemente adocicado e com after taste defumado, o que permite uma versatilidade incrível na cozinha, vai bem inclusive no preparo de doces. Se no circuito gastronómico é recente (o pioneiro foi Ferran Adrià em 2007), no Japão  Coreia e Tailândia tem longa história e é valorizado, muito rico em oxidantes. Para produzi-lo, o alho, inteiro e com casca, passa três semanas numa estufa. No início, temperatura e humidade são elevadas. No final, são reduzidas. O que acontece é que durante a fermentação os açúcares e aminoácidos do alho se unem, produzindo uma substância chamada melanoidina, responsável pela coloração escura. Depois da estufa o alho é mantido sobre uma grade, em temperatura ambiente, por uma semana.

Alho Negro

Por sugestão do Chef Paul fui pesquisar o que é alho preto.
Coisas estranhas que estes tipos descobrem. Mas ainda bem que o fazem. Agora é usar, abusar e experimentar. Nada melhor para um cozinheiro e apreciador de comida "estranha" do que descobrir novos sabores.
O alho preto é obtido através de um processo de fermentação que dura mais ou menos um mês, e deixa o alho assim: preto, mole e com uma textura que dá para barrar no pão ou numas bolachas. Melhor do que isso, não deixa mau hálito! O alho preto contém os mesmos anti-oxidantes do alho cru, e ainda outros que previnem o cancro.

Já está uma receita em processo de criação para experimentar este alho preto ;)

Ratatouille

A Ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragôut de legumes» ou «prato de beringelas»

(para 4 pessoas com alguma fome)

Ingredientes: 2 colheres de sopa de óleo; 1 lata de tomate; 1 cebola descascada e picada finamente; 2 dentes de alho descascados e finamente picado; 1 beringela pequena picada; 1 pimentão vermelho, sem sementes e picado; 1 "courgette", cortada; 1 limão, esquartejado; 2 colher de chá de ervas de "Provence"; 1 folhas de louro; 1 copo de vinho tinto, água ou suco de tomate; pimenta e sal.

Preparação: Enquanto estiver a preparar os outros legumes, colocar os pedaços da berinjela num prato e polvilhar com sal. Depois de preparar os outros vegetais, lavar os pedaços de beringela, seque-os com papel de cozinha. Aqueça óleo numa panela grande. Frite a cebola e o alho 5 minutos, adicione a "courgette", as beringelas e os pimentos. Cozinhe cerca de 5 minutos antes de adicionar o tomate, limão, e os outros ingredientes. Levar a ferver e cozinhar por 30 minutos.

19 maio 2010

Chá de Menta à Marroquina

Servido na África do Norte e no Médio Oriente, é uma bebida tradicional, que se oferece ao amigo ou ao turista desconhecido. Prepara-se com chá verde "Gunpowder" e um pouco de menta fresca "Nâannaa" Marroquina. Todos os chás com base de Menta, curam as insónias, acalmam as angústias, aguçam os sentidos e espevitam os sonolentos.


Ingredientes: 2 ou 3 colheres de café de chá verde; meio punhado de folhas de menta fresca; Açúcar.

Preparação: Colocar o chá num recipiente de metal que possa ser posto directamente sobre o fogo; acrescentar alguma água a ferver e deixar as folhas de chá inchar; encher o recipiente com mais água e levar ao fogo por 1 ou 2 minutos; retirar do lume e acrescentar as folhas de menta; voltar a pôr sobre o lume por 1 minuto; acrescentar o açúcar (1 pacote e meio por pessoa aproximadamente); servir o chá muito quente em pequenos copos.

Flagrante Delícia - O livro

Parabéns! Finalmente todos os grandes pecados que foste publicando no blog, tudo compilado e pronto a ser "preaprado e consumido"! 
Tenho de ver se consigo uma assinatura no meu futuro exemplar :D 
O teu blog (http://www.flagrantedelicia.com/) é uma obra de arte virtual, o livro será a parte física ;)


Distinguir os vários tipos de massas

Alguma vez se irritaram por não saber distinguir um Ravioli de um Caneloni? Um Gnochi de um Pappardelle? Farfalle de Fusilli? Eu sim. Várias vezes. (tirando o ravioli dos canelonis, isso é preciso ser mesmo muito alienado lol). Até que adicionei nos meus marcadores esta página. Desde massas frescas, instantâneas, de sêmola ou até de "grano" duro. Um must:
 
 

Pasta "ao Sul d'Itália"


(para 4 pratos)
Ingredientes: 300 gr de Rigatoni de grão duro e cozido “al dente”; 1 molhe de espargos frescos cozido ao vapor (e cortado em pedaços); 6 “bouquets” de bróculos cozidos ao vapor (e cortado em pedaços); 1/2 pimento amarelo (cortado em cubos); 150 gr de cogumelos de Paris; 1 copo de vinho tinto seco; 1 colher de sopa de molho de soja; 1 colher de chá de mostarda de “Dijon”; 1 chalota (cortada em cubos); 2 dentes de alho (cortada em cubos); salsa picada; sal; pimenta preta; 50 gr de queijo Gorgonzola (cortada em cubos); 50 gr de queijo Brie (cortada em cubos); azeite extra virgem; raspas de limão.

Preparação: Numa frigideira grande fritar o alho em azeite, juntas as chalotas, o pimento e deixar amolecer 5 minutos. Adicionar o vinho, o molho de soja e a mostarda, deixando cozinhar até evaporar o álcool. Colocar os espargos, os cogumelos e temperar com sal e pimenta. Manter a frigideira aquecida e adicionar os bróculos, mexendo; desligar o fogo e colocar sobre a mistura pedacinhos de queijo Gorgonzola. Montagem do Prato: Em pratos separados colocar a pasta de rigatoni, regar com azeite e coloque a mistura preparada. Pulverizar com pimenta, salsa e as raspas de limão. Coloca alguns pedacinhos de queijo Brie e está pronto para servir.

Pasta with Escarole


Queres preparar refeições rápidas? Gostas de massa? 
"Pasta with Escarole" via Foodnetwork, feita em 12 minutos! (acho que este valor carece de confirmação... Ou eles lá também usam Bimbys? :\

Frango com Alcachofras e Tomate


Ingredientes: 2 kl Tomates inteiros; 1 caixa de alcachofra congelados (corações) apx 1kl; 1/2 chav. vinho branco seco; molho de tomate; 1 colher de chá de estragão seco; 1/2 colher de chá sal; 1/4 colher de sopa de pimenta; 6 pernas de frango; 2 colheres de chá de raspas de limão, raladas; 2 colheres de sopa de salsa, picada.

Modo de Preparação:
Escorra os tomates e reserve 1/2 chávena com o sumo. Corte os tomates e retire as sementes, escorra o sumo e pique finamente o resto. Misture os tomates com os corações de alcachofra numa frigideira grande (um maravilhoso WOK por exemplo) e coloque sobre calor moderado. Adicione o vinho e sumo de tomate reservado e leve a ferver. Mexa o estragão, sal e pimenta. Disponha as coxas de frango numa única camada no topo dos tomates e alcachofras. Tape e cozinhe por cerca de 25 minutos, ou até que o frango não seja mais cor de rosa nos ossos, quando cortado. Misture as raspas de limão. Dispor o frango num prato, uma colher de molho por cima e polvilhe com a salsa.

Esta receita contém 6 pontos de SALVESTROL. Por dia deveríamos ingerir à volta de 100.

Salvestrols, o que são?

O que são os Salvestrols? 

... Salvestrols são compostos derivados de plantas (phytonutrients) essenciais para o bem estar que não são produzidos pelo corpo, portanto devem ser adquiridos através da alimentação. Como grupo, são substancias químicas sem relação, excepto pela maneira idêntica em que conferem os seus benefícios, ou seja, o resultado da sua acção numa particular família de enzimas. Estas enzimas estão presentes apenas nas células doentes e quando encontram um SALVESTROL convertem-no numa forma que é tóxica para essa mesma célula doente. Como a enzima não está presente nas células saudáveis, o SALVESTROL não terá efeito nenhum nelas.

Salvestrols


E já que estamos numa de deitar saúde cá para fora, hoje o dia é dedicado aos "SALVESTROLS". São compostos derivados de plantas essenciais para o nosso bem-estar que não podem ser produzidos no corpo e têm de ser fornecidos através da nossa dieta. Salvestrols são compostos recentemente descobertos que podem conter a ligação entre a dieta e a prevenção do cancro.


Se alguém quiser arriscar um comentário, é ganhar coragem e escrever! :p

Salada Mediterrânica


Para aquele amigo que me pediu umas receitas para estabilizar o peso e o colesterol (não te preocupes Joca, eu não digo a ninguém que foste tu): 
(serve 1 dose / 305 calorias sem o molho)


Ingredientes: 100 gr de esparguete; 6 tomates-cereja cortados ao meio; 4 nós de mossarela (60gr); 8 folhas de manjericão.

Preparação: Cozinhar o esparguete "al dente" e deixar arrefecer; colocar num prato e acrescentar o tomate, a mossarela e o manjericão. Temperar com um molho básico ou algo italiano.

PS: Mais simples era impossível! Atenção, é uma refeição leve, ideal para uns dias mais quentes.

WOK & CO. - le meilleur de ma cuisine

E para promover a multi-culturalidade entre os vários povos, já que foram dois livros, um em inglês e outro em espanhol, fiquem lá com este em francês :p
 
 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails